Estado integra Câmara Técnica do Conselho Nacional da Saúde para discutir a Formação Profissional

Publicado em 07/01/2024 às 12:03

Compartilhe

Estado-integra-Camara-Tecnica-do-Conselho-Nacional-da-Saude-para-discutir-a-Formacao-Profissional

O Espírito Santo estará presente na Câmara Técnica responsável pela discussão das políticas, programas e projetos de formação profissional e educação permanente no Sistema Único de Saúde (SUS). A participação ocorre por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), que foi selecionado como uma das instituições a participar da Câmara Técnica da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho do Conselho Nacional de Saúde (CT/CIRHRT/CNS).

O espaço trata de temas como o planejamento e monitoramento de formação técnica de nível médio, de graduação e residência em saúde. O ICEPi é titular no “Eixo 3 – Pós-Graduação/Residências em Área Profissional da Saúde” e suplente no “Eixo 1 – Formação Técnica de Nível Médio”. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) faz parte da estrutura organizacional do Ministério da Saúde (MS) e é responsável por atuar na formulação e no controle da execução da Política Nacional de Saúde no âmbito dos setores público e privado.

Para o diretor do instituto, Fabiano Ribeiro, a participação em espaços como esse e ao lado de entidades de renome nacional contribuem para o fortalecimento da educação permanente no SUS, o que resulta em melhora de processos e serviços para os usuários. No Estado, o ICEPi é referência por ser uma Escola de Saúde Pública e organizar formações como cursos de Aperfeiçoamento e Especialização e Residências em Saúde. 

“A formação dos profissionais de saúde é peça-chave para um Sistema de Saúde cada vez mais humanizado e eficaz. Por isso, a relevância de abordar o tema com instituições que inovam e representam as necessidades dos profissionais e também da sociedade”, explicou Ribeiro. 

Entre as atividades dos membros da CIRHRT estão: participar de reuniões, capacitações, discussões sobre cursos e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS, e subsidiar o CNS com proposições para a elaboração da Política Nacional de Residências em Área Profissional da Saúde. 

Também fazem parte da Comissão a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); a Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE); a Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA); a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco); a Associação Rede Unida (Rede Unida); e Associações e Conselhos das profissões e demais entes. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social