Estação Ferroviária de Mathilde recebe projeto cultural com vasta programação

Publicado em 05/09/2025 às 08:36

Compartilhe

{BADEB0A3-5BCB-328E-38DD-A01DCBE07E0A}

Foto: Arquivo PMAC

A centenária Estação Ferroviária de Mathilde será palco de um grande movimento cultural nos próximos dois anos. O espaço vai sediar, durante 20 meses, uma agenda diversificada com exposições de arte, circo, oficinas de artes e ofícios, cinema, teatro, grafite, literatura e muito mais.

O projeto “Um Trem para Mathilde – Ação Continuada em Espaços Culturais” é proposto e produzido pela fazedora de cultura Vania Caus e conta com a parceria da Prefeitura de Alfredo Chaves e da comunidade local. Todas as atividades são gratuitas, de classificação livre e com garantias de acessibilidade, reforçando o compromisso com a democratização da cultura.

Primeiras atrações confirmadas

A programação já começa este ano. Até o dia 05 de setembro, está aberta uma chamada nacional para artistas visuais interessados em participar da exposição em homenagem à jornalista e escritora alfredense Haydée Nicolussi. A mostra terá abertura prevista para o dia 30 de novembro de 2025 e seguirá em cartaz até 30 de janeiro de 2026, com atividades de mediação, educação museal e distribuição de catálogos.

Antes disso, no dia 27 de setembro de 2025, uma apresentação circense promete encantar o público infantil no virador da estação, marcando o início das atividades abertas ao público.

Acompanhe nas redes sociais

O projeto já pode ser acompanhado pelo Instagram @umtremparamathilde, onde serão divulgadas todas as ações e a programação completa.

Apoio e financiamento

‘Um Trem para Mathilde’ é realizado com recursos do Funcultura – Governo do Estado do Espírito Santo, do Sistema Nacional de Cultura, da Política Nacional Aldir Blanc e do Governo Federal.

Texto: Dirceu Cetto/ Fonte: PMAC

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo