Espírito Santo terá 1º Pelotão do Exército no Brasil formado por pessoas com Down

Publicado em 17/08/2023 às 07:39

Compartilhe

38-batalhao

Um grupo de pessoas com síndrome de Down, atendidas pela Vitória Down, vão fazer parte de ação pioneira no Brasil: elas vão participar da capacitação do 1º Pelotão do Exército. A iniciativa vai acontecer por meio de uma parceria da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Síndrome de Down do Espírito Santo – Vitória Down e o 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro.

O curso terá duração de dois meses e será dividido em quatro módulos. Na primeira aula, que acontecerá na próxima sexta-feira (18), no 38º Batalhão de Infantaria, em Vila Velha, às 8h, os alunos vão participar da formatura geral do Batalhão com a participação da Banda do Exército, vão visitar as instalações e participar da aula inaugural que será ministrada pelo comandante do 38º BI, Coronel Rodrigo Penalva de Oliveira. 

O Projeto Pelotão 21 tem objetivo de capacitar pessoas com T21 (Síndrome de Down) em atividades rotineiras do quartel. O projeto contará com a participação de 26 jovens e adultos e terá a duração aproximada de dois meses, com carga horária total de 20 horas e quatro encontros presenciais, onde os alunos receberão instruções de ordem unida, educação moral e cívica, material individual para o combate, procedimentos para o consumo da ração operacional, técnicas de camuflagem, gestão de risco e segurança alimentar na cozinha, além do treinamento físico militar. Os familiares dos alunos também vão participar do projeto com atividades específicas.

Segundo o Exército, as instruções serão totalmente adaptadas para atender às necessidades da turma. Todos os instrutores foram capacitados para trabalhar com esse público e as instruções foram planejadas de modo que os alunos tivessem o máximo de aproveitamento possível.

O Pelotão 21 foi idealizado pelo embaixador da Vitória Down e Comendador do 38° BI, Marcel Carone, que também foi o responsável por unir as duas Instituições. Para a presidente da Vitória Down, Lisley Sophia, o projeto é uma importante oportunidade para pessoas com deficiência ocuparem espaços.

“Assim como foi a Brigada 21, projeto pioneiro que foi realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, que proporcionou às pessoas com síndrome de Down aprenderem e realizarem as atividades desenvolvidas pelos militares, o Pelotão 21 vai abrir mais uma porta para as pessoas com deficiência ocuparem espaços. Uma das nossas missões é garantir a autonomia dessas pessoas e o curso, tenho certeza, vai proporcionar a eles uma experiência de vida incrível”, disse.

BRIGADA 21 – O Projeto Brigada 21 aconteceu, no primeiro semestre de 2022, em parceria entre o Corpo de Bombeiros e a Vitória Down. No curso, os alunos aprenderam conteúdos de primeiros socorros, combate a incêndio, abandono de área e realizaram ações práticas de como apagar pequenos incêndios, por exemplo, abafar o fogo numa panela queimando com óleo, aprenderam a usar um extintor para apagar um princípio de incêndio da forma correta, conter hemorragias, proteger ferimentos, imobilizar fraturas e orientar a evacuação de locais em situações de emergência, evitando tumulto.

POR QUE O NOME PELOTÃO 21?

A síndrome de Down ou trissomia do cromossomo 21 é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. As pessoas com síndrome de Down, em vez de dois cromossomos no par 21, possuem três.

Aula Inaugural

Data – 18/08 (sexta-feira)

Hora – 08h

Local – 38ª Batalhão de Infantaria

Fonte: Vitória Down

Veja também

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social

Polícia grappling

PMES promove o I Simpósio Estadual de Grappling Policial