Espírito Santo sedia o principal congresso de saúde pública do Brasil

Publicado em 11/06/2022 às 12:04

Compartilhe

Espirito-Santo-sedia-o-principal-congresso-de-saude-publica-do-Brasil

O 15º Congresso Internacional da Rede Unida acontece de 16 a 19 de junho, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no campus Goiabeiras, Vitória. O encontro é o principal congresso de saúde pública do Brasil e são esperados palestrantes dos Estados Unidos, Colômbia e Itália. Estão previstas a participação de mais de mil pessoas presencialmente e mais mil de forma virtual. 

Organizado pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) e a Rede Unida, o evento tem como objetivo compartilhar experiências de organizações nacionais e internacionais em saúde e educação, além de debater temas como a pandemia de Covid-19, racismo, direitos humanos, acessibilidade e terapias indígenas e alternativas.

Presidido pelo secretário de Estado de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, o evento ainda conta com atividades culturais e a tenda Paulo Freire, que será aberta ao público. “Para nós é um grande orgulho sediar esse tão importante evento, que se torna um ambiente de debates qualificados sobre temas que impactam diretamente da população brasileira”, disse.

Para o diretor do Instituto, Fabiano Ribeiro, os dias de congresso serão fundamentais para mostrar como o Sistema Único de Saúde (SUS) superou os desafios na pandemia. “O Espírito Santo é um dos bons exemplos no combate à Covid-19 e, principalmente, no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) e nos atendimentos dos hospitais. Os projetos e programas de inovação do ICEPi são referências e serão compartilhados no congresso por meio de oficinas, fóruns e rodas de conversa”, informou. 

17ª Conferência Nacional de Saúde

A abertura oficial do congresso acontece na quinta-feira (16), às 18 horas, no Vitória Grand Hall. Um dos destaques da solenidade é o lançamento da 17ª Conferência Nacional de Saúde com tema “Amanhã será outro dia!”, em que serão discutidas ideias com foco nos próximos quatro anos de atuação na área da saúde pública, como reorganização do sistema de saúde pós-pandemia, formação dos profissionais e novas práticas e atuações para as consequências da Covid-19.

A abertura contará com a presença de representantes do Governo do Estado, Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), de instituições de ensino de Emilia-Romagna e Parma (Itália), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-ES), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). 

O evento conta com a organização do ICEPi e da Rede Unida, em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Políticas, Gestão e Avaliação em Saúde Coletiva (Nupgasc), Ufes e Secretaria da Saúde (Sesa).                            

Serviço:

15º Congresso Internacional da Rede Unida

Data: 16 a 19 de junho de 2022

Local: Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus Goiabeiras, Vitória,

Horário: 8h às 20h       

Informações: www.redeunida.org.br 

Inscrições: www.redeunida.org.br/pt-br/evento/11/menu/inscricoes15-/ 

Programação: www.redeunida.org.br/pt-br/evento/11/menu/programacao15ciru-geral-/

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

geral-26-04-ft-div

Família oferece recompensa de R$ 1 mil por gata “Laurinha” desaparecida em Domingos Martins

policia-26-04-ft-arquivo-pf

Polícia Federal deflagra operação para reprimir a disseminação de fake news eleitoral

agro-26-04-freepik-exportacao

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

politica-26-04-ft-div-seag

Governo do Estado inicia melhorias no parque de exposições de Afonso Cláudio

esportes-25-04-ft-div-gov-es

Capixaba conquista título de campeão no Circuito Sul-Americano de Surf

geral-25-04-ft-freepik

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira

saude-25-04-ft-Joedson-Alves

Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

brasil-25-04-ft-Marcelo-Camargo

Uma em cada dez famílias brasileiras enfrenta insegurança alimentar