Espírito Santo recebe terceira edição da Transcapixaba Hike and Fly, com atletas do Brasil e do exterior
Publicado em 09/07/2025 às 13:53

Fotos: Divulgação/ Transcapixaba Hike and Fly
A terceira edição da Transcapixaba Hike and Fly – A Travessia do Espírito Santo vai reunir 30 atletas de diferentes estados e países entre os dias 15 e 20 de julho em uma competição que une montanhismo e voo livre. Com largada em Venda Nova do Imigrante e chegada no distrito de Ponte do Itabapoana, em Mimoso do Sul, os competidores percorrerão cerca de 150 quilômetros, em uma travessia que pode ser feita caminhando ou voando de parapente.
Reconhecida pela Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) e pela Federação Internacional de Aerodesporto (FAI), a prova tem se consolidado como um dos principais desafios de Hike and Fly da América Latina. A edição deste ano conta com atletas do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia, além de representantes da Áustria, Suíça, África do Sul e Argentina.
Durante a travessia, os atletas deverão obrigatoriamente passar por pontos estratégicos, chamados de “turnpoints”, localizados em alguns dos principais cartões-postais do Estado, como Pedra Azul, o Parque Estadual do Forno Grande (Castelo) e São Pedro do Itabapoana, entre outros.

Prova exige preparo físico e técnico
A largada será dada no dia 16 de julho, às 9h, em frente ao Sebrae de Venda Nova do Imigrante. A partir dali, cada equipe escolhe o caminho que julgar mais eficiente para alcançar os turnpoints e chegar ao destino final, no sul do Estado. A classificação é determinada pela ordem de chegada, e todos os atletas contam com rastreadores via satélite, o que permite o acompanhamento da prova em tempo real por meio das redes sociais do evento.
Um dos organizadores, o esportista Lucas Porto, explica que a estrutura da prova evoluiu ao longo dos anos e que a segurança será um dos diferenciais desta edição. “Nossa equipe de resgate foi reforçada com mais equipamentos e um profissional especializado em áreas remotas. A ideia é garantir todo o suporte necessário para os atletas durante a travessia”, afirma.
Coorganizadora da competição e também atleta, Micheli Sossai destaca que a natureza do Hike and Fly exige mais que preparo físico. “É uma prova que demanda estratégia, resistência mental e conexão com a natureza. A diversidade do terreno e as variações climáticas tornam a experiência única”, afirma.
Incentivo ao turismo e à economia local
Mais do que uma prova esportiva, a Transcapixaba Hike and Fly vem se destacando como um evento de fomento ao turismo e à economia das montanhas capixabas. Ao atrair atletas, equipes de apoio e visitantes, movimenta setores como hospedagem, gastronomia e comércio local.
A realização é de Lucas Porto e Micheli Sossai Spadeto, com patrocínio da Federação Capixaba de Voo Livre (FCVL), Secretaria de Esportes e Lazer do ES (Sesport), Sebrae-ES, além das empresas Liquidz e Ranking Frotas. Apoiam a iniciativa as prefeituras de Venda Nova do Imigrante e Alegre, além de instituições e propriedades rurais da região.
Origem e trajetória
Inspirada na tradicional Red Bull X-Alps, na Europa, a Transcapixaba surgiu em 2022, quando Lucas e Micheli, ao lado de amigos, atravessaram o Espírito Santo andando e voando. A primeira edição oficial da prova aconteceu em setembro de 2023, entre Ecoporanga e Pancas, com participação internacional. Em 2024, a segunda edição seguiu de Pancas até Venda Nova.
Agora, a travessia segue rumo ao sul do Estado, passando por formações rochosas emblemáticas de municípios como Castelo, Burarama (Cachoeiro), Jerônimo Monteiro e Alegre, reforçando a vocação do Espírito Santo como destino de esportes de aventura e ecoturismo.
Fonte: Assessoria JRSN