Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan
Publicado em 21/02/2026 às 10:38
Foto: Freepik
O Espírito Santo recebeu, nesta quinta-feira (19), a primeira remessa da vacina nacional contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. Ao todo, chegaram 10.640 doses da Butantan-DV, que serão encaminhadas às regionais de saúde. A partir de segunda-feira (23), os municípios da Região Metropolitana já poderão retirar os imunizantes.
De acordo com orientações do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), conforme a Nota Técnica Nº 11/2026-CGICI/DPNI/SVSA/MS, a vacinação será direcionada inicialmente aos trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS), com idade entre 15 e 59 anos, 11 meses e 29 dias. A imunização será aplicada independentemente de infecção prévia por dengue e desde que o profissional não tenha recebido outro imunizante contra a doença.
No Estado, a expectativa é vacinar 25.114 profissionais da APS. A distribuição das próximas remessas ocorrerá de forma automática, conforme a disponibilidade de lotes liberados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e o quantitativo fornecido pelo fabricante.
O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, destacou que a chegada das doses representa um marco para a saúde pública capixaba. Segundo ele, a vacinação dos profissionais da APS com um imunizante 100% nacional fortalece o SUS e contribui para o enfrentamento de uma doença que segue como desafio de saúde pública.
A aplicação das doses poderá começar assim que os municípios estiverem com os imunizantes em mãos e sigam as orientações do Programa Estadual de Imunizações (PEI). Também na segunda-feira (23), será realizada uma reunião preparatória com os municípios para alinhar a estratégia de vacinação dos trabalhadores da APS.
A distribuição para as regionais Sul, Central e Norte terá início na próxima semana, e os municípios dessas regiões poderão retirar as doses assim que elas chegarem. Já as cidades da Região Metropolitana farão a retirada na Central Estadual de Frio. O número de doses destinadas a cada município foi definido com base na quantidade de profissionais da APS.
Segundo o Ministério da Saúde, a ampliação da vacinação para a população geral de 15 a 59 anos deverá ocorrer de forma gradativa e escalonada ao longo deste ano.
Público-alvo inicial
Nesta primeira etapa, serão contemplados:
- Profissionais de saúde que atuam diretamente na assistência e prevenção nas unidades de APS do SUS, como médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, odontólogos e equipes multiprofissionais (nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, assistentes sociais e farmacêuticos), além de agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE);
- Trabalhadores administrativos e de apoio que desempenham suas funções dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS), incluindo recepcionistas, profissionais da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulância, seguranças e vigilantes.
Sobre a vacina
A Butantan-DV foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro de 2025 e é o primeiro imunizante contra a dengue em dose única no mundo. Indicada para pessoas de 12 a 59 anos, a vacina oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).
A distribuição oficial aos estados começou em 9 de fevereiro, inicialmente voltada à imunização de profissionais da APS.
O novo imunizante reforça a estratégia de combate à dengue no país, que desde 2024 já conta com a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos pelo SUS, utilizando o imunizante de duas doses disponível nas Unidades Básicas de Saúde.
Texto: Assessoria de Comunicação da Sesa