Espírito Santo recebe pela segunda vez consecutiva a Nota A+ em gestão fiscal
Publicado em 16/09/2025 às 08:14
Foto: Giovani Pagotto/Governo-ES
O Espírito Santo conquistou, pelo segundo ano consecutivo, a Nota A+ na avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), reafirmando sua posição de destaque na gestão fiscal do País. O reconhecimento foi anunciado nesta segunda-feira (15), durante a entrega do Prêmio Qualidade da Informação 2025, em Brasília.
A classificação evidencia que o Estado, além de manter há 14 anos seguidos a Nota A na Capacidade de Pagamento (Capag), também alcançou a Nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, que mede precisão, consistência e integridade dos dados enviados à União.
Segundo o governador Renato Casagrande, que participou da solenidade, o resultado reforça a seriedade da gestão estadual:
“O Espírito Santo é o único Estado Nota A desde a criação do ranking, em 2012. Agora, recebe novamente a Nota A+, graças a uma administração pautada pela responsabilidade fiscal, transparência e compromisso com os capixabas. Com contas equilibradas, ampliamos investimentos em todas as áreas, fortalecendo o desenvolvimento regional e gerando oportunidades”, destacou.
O secretário da Fazenda, Benicio Costa, ressaltou que o Estado se consolidou como referência nacional:
“Essa conquista demonstra que estamos no mais elevado patamar de excelência em transparência, equilíbrio e qualidade das finanças públicas. Além de fortalecer a credibilidade do Espírito Santo, cria um ambiente favorável para negócios e investimentos sustentáveis”, afirmou.
Apenas sete estados receberam a classificação máxima: Espírito Santo, Rondônia, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Ceará e Paraíba.
O que significa a Nota A+
Criada pela STN em 2024, a Nota A+ distingue os entes federativos que atingem o mais alto nível de excelência em gestão fiscal. Para conquistar o selo, é necessário obter Nota A nos três indicadores da Capag – endividamento, poupança corrente e liquidez – além da Nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, que avalia cerca de 180 itens relacionados à consistência e transparência dos dados enviados ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).
A conquista reforça a credibilidade do Espírito Santo e garante mais segurança para investimentos que impactam diretamente a vida da população.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo