Espírito Santo recebe pela segunda vez consecutiva a Nota A+ em gestão fiscal

Publicado em 16/09/2025 às 08:14

Compartilhe

WhatsApp Image 2025-09-15 at 16.14.47

Foto: Giovani Pagotto/Governo-ES

O Espírito Santo conquistou, pelo segundo ano consecutivo, a Nota A+ na avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), reafirmando sua posição de destaque na gestão fiscal do País. O reconhecimento foi anunciado nesta segunda-feira (15), durante a entrega do Prêmio Qualidade da Informação 2025, em Brasília.

A classificação evidencia que o Estado, além de manter há 14 anos seguidos a Nota A na Capacidade de Pagamento (Capag), também alcançou a Nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, que mede precisão, consistência e integridade dos dados enviados à União.

Segundo o governador Renato Casagrande, que participou da solenidade, o resultado reforça a seriedade da gestão estadual:

“O Espírito Santo é o único Estado Nota A desde a criação do ranking, em 2012. Agora, recebe novamente a Nota A+, graças a uma administração pautada pela responsabilidade fiscal, transparência e compromisso com os capixabas. Com contas equilibradas, ampliamos investimentos em todas as áreas, fortalecendo o desenvolvimento regional e gerando oportunidades”, destacou.

O secretário da Fazenda, Benicio Costa, ressaltou que o Estado se consolidou como referência nacional:

“Essa conquista demonstra que estamos no mais elevado patamar de excelência em transparência, equilíbrio e qualidade das finanças públicas. Além de fortalecer a credibilidade do Espírito Santo, cria um ambiente favorável para negócios e investimentos sustentáveis”, afirmou.

Apenas sete estados receberam a classificação máxima: Espírito Santo, Rondônia, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Ceará e Paraíba.

O que significa a Nota A+

Criada pela STN em 2024, a Nota A+ distingue os entes federativos que atingem o mais alto nível de excelência em gestão fiscal. Para conquistar o selo, é necessário obter Nota A nos três indicadores da Capag – endividamento, poupança corrente e liquidez – além da Nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, que avalia cerca de 180 itens relacionados à consistência e transparência dos dados enviados ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

A conquista reforça a credibilidade do Espírito Santo e garante mais segurança para investimentos que impactam diretamente a vida da população.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral