Espírito Santo normatiza coleta de notificações de eventos de violência

Publicado em 09/05/2022 às 16:25

Compartilhe

Espirito-Santo-normatiza-coleta-de-notificacoes-de-eventos-de-violencia

Fonte: Governo ES

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), publicou no Diário Oficial do Espírito Santo, a Portaria Nº072-R, de 03 de maio de 2022, que regulamenta a Lei Estadual Nº 11.147 de 07.07.2020 – Lei do Cuidado. Por essa lei, além dos profissionais de saúde, instituições de ensino e assistência social de caráter público, privado ou filantrópico passaram a ser notificadores compulsórios de eventos de violência de interesse do Sistema Único de Saúde (SUS) à autoridade sanitária estadual. A portaria também incluiu o Conselho Tutelar como notificador. 

A Portaria Nº072-R define que todas as instituições passarão a realizar as notificações seguindo o Sistema Oficial para Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública do Estado, o e-SUS Vigilância em Saúde (e-SUS VS). Outra conquista importante será a informação em tempo real, favorecendo a tomada de decisão na saúde em tempo oportuno, em especial, nos casos mais graves. 

Além disso, segundo a referência técnica em Vigilância de Violências e Acidentes da Secretaria da Saúde, Edleusa Cupertino, o processo auxiliará que a pessoa em situação de violência seja inserida em uma linha de cuidados que começa na saúde e que extrapola os muros do SUS. “Alcançando a assistência social, Conselho Tutelar e demais instâncias dos sistemas de garantia de direitos, fomentando um atendimento em rede, complementando as várias atenções que a complexidade da violência exige”.

Confira a Portaria Nº072-R clicando aqui

Confira a Lei 11.147/2020 clicando aqui 

Regulamentar o processo de trabalho

“Hoje, 70% das notificações de violência que recebemos são dos serviços de urgência e emergência e o nosso objetivo, com essa portaria, é regulamentar o processo de trabalho para que os casos suspeitos e/ou confirmados de violência possam chegar precocemente e serem trabalhados em rede a partir do território de residência, com o apoio dos municípios, a participação da instituição de ensino, da assistência social e do Conselho Tutelar, fechando o ciclo de cuidado e proteção, sobretudo às crianças e adolescentes”, explicou Edleusa Cupertino. 

Ainda segundo a referência Técnica, as escolas, um dos pontos notificadores, já buscavam a Saúde para algumas questões vivenciadas naquele espaço, e a Portaria veio para definir uma rotina de trabalho que facilita esta comunicação. 

E, para além da regulamentação dos processos, marca também o fortalecimento da linha do cuidado ao usuário. 

“É importante destacar que o papel das vigilâncias epidemiológicas municipais é fundamental para multiplicar as capacitações, dar acesso ao e-SUS-VS, qualificar a informação de cada ficha e organizar os encaminhamentos à Atenção em Saúde necessária a cada caso, de forma hierarquizada no SUS e depois nos parceiros, seguindo uma linha de cuidado, no tempo oportuno. Isso é relevante, uma vez que, por exemplo, a violência autoprovocada e violência sexual são de notificação imediata, em até 24h, para minimizar os impactos e sequelas como a AIDS, gravidez indesejada e consequentemente o aborto. Vale ressaltar que um banco de dados qualificado contribui para uma tomada de decisão mais assertiva, diminuindo os custos de intervenção”, pontuou.

Veja também

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua