Espírito Santo mapeia sabores únicos de seus queijos artesanais

Publicado em 26/01/2025 às 10:07

Compartilhe

queijo artesanal

Foto: Erica Frank Uliana/Seag

A qualidade dos queijos artesanais do Espírito Santo está prestes a ganhar ainda mais reconhecimento. Um novo projeto, financiado pelo Governo do Estado, tem como objetivo identificar os tipos de queijo produzidos em território capixaba e detalhar as características de cada produto. A iniciativa, que integra o Programa de Incentivo à Pesquisa, Extensão, Desenvolvimento Social e Inovação Agropecuária (Inovagro), começa neste mês de fevereiro.

Com essa pesquisa, a produção de queijos artesanais e autorais, incluindo aqueles feitos com leite cru, será caracterizada. Além de promover a regularização e segurança alimentar, o projeto busca preservar métodos tradicionais de produção e fortalecer o mercado local, impulsionando a valorização cultural e econômica desses produtos tão representativos do Espírito Santo.

Sob a coordenação da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o projeto conta com parceiros de peso: a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), por meio do Instituto de Laticínios Cândido Tostes; a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Para o secretário de Agricultura, Enio Bergoli, a iniciativa é um marco. Ele destaca que valorizar os queijos artesanais vai além da preservação de tradições, representando um motor de desenvolvimento econômico, cultural e turístico para o Espírito Santo.

Com a evolução das pesquisas, as entidades envolvidas buscam transformar a realidade da produção de queijos no Espírito Santo. O foco está na melhoria das práticas produtivas, no aumento da segurança alimentar, na redução de perdas para os produtores, na regularização das queijarias e na agregação de valor aos produtos locais, ampliando suas oportunidades no mercado.

Segundo Jackson Fernandes de Freitas, coordenador da pesquisa de caracterização dos queijos capixabas, esse estudo atende a uma demanda antiga dos produtores rurais. Ele explica que a caracterização permitirá a criação de uma legislação específica, garantindo mais segurança ao consumidor e o reconhecimento oficial dos queijos capixabas no mercado.

Já Bergoli destaca que o investimento em pesquisa e inovação fortalece a identidade dos queijos capixabas e impulsiona a entrada em novos mercados, agregando valor a uma produção já reconhecida nacional e internacionalmente pela sua qualidade.

No Espírito Santo, as queijarias são protagonistas entre as agroindústrias familiares, representando mais de 40% do total de estabelecimentos do setor, de acordo com o IBGE. Em 2017, o estado registrava 1.763 queijarias dentro de um universo de 4.148 agroindústrias.

Regiões como as Montanhas Capixabas, o Caparaó e a Rota do Queijo Artesanal, que inclui João Neiva, se destacam pela tradição e excelência na produção de queijos, com muitos produtos premiados em concursos nacionais e internacionais. Esses locais, além de impulsionarem a economia, também se tornam destinos atrativos para turistas e consumidores que valorizam sabores únicos e autênticos.

Fonte: Seag

Veja também

corpo_50018_Deputado-Toninho-da-Emater--Comissao-de-Cultura--17062025LucasSCostaa

Projeto autoriza criação de Carteira Estadual de Docente no ES

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas