Espírito Santo mapeia sabores únicos de seus queijos artesanais

Publicado em 26/01/2025 às 10:07

Compartilhe

queijo artesanal

Foto: Erica Frank Uliana/Seag

A qualidade dos queijos artesanais do Espírito Santo está prestes a ganhar ainda mais reconhecimento. Um novo projeto, financiado pelo Governo do Estado, tem como objetivo identificar os tipos de queijo produzidos em território capixaba e detalhar as características de cada produto. A iniciativa, que integra o Programa de Incentivo à Pesquisa, Extensão, Desenvolvimento Social e Inovação Agropecuária (Inovagro), começa neste mês de fevereiro.

Com essa pesquisa, a produção de queijos artesanais e autorais, incluindo aqueles feitos com leite cru, será caracterizada. Além de promover a regularização e segurança alimentar, o projeto busca preservar métodos tradicionais de produção e fortalecer o mercado local, impulsionando a valorização cultural e econômica desses produtos tão representativos do Espírito Santo.

Sob a coordenação da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o projeto conta com parceiros de peso: a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), por meio do Instituto de Laticínios Cândido Tostes; a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Para o secretário de Agricultura, Enio Bergoli, a iniciativa é um marco. Ele destaca que valorizar os queijos artesanais vai além da preservação de tradições, representando um motor de desenvolvimento econômico, cultural e turístico para o Espírito Santo.

Com a evolução das pesquisas, as entidades envolvidas buscam transformar a realidade da produção de queijos no Espírito Santo. O foco está na melhoria das práticas produtivas, no aumento da segurança alimentar, na redução de perdas para os produtores, na regularização das queijarias e na agregação de valor aos produtos locais, ampliando suas oportunidades no mercado.

Segundo Jackson Fernandes de Freitas, coordenador da pesquisa de caracterização dos queijos capixabas, esse estudo atende a uma demanda antiga dos produtores rurais. Ele explica que a caracterização permitirá a criação de uma legislação específica, garantindo mais segurança ao consumidor e o reconhecimento oficial dos queijos capixabas no mercado.

Já Bergoli destaca que o investimento em pesquisa e inovação fortalece a identidade dos queijos capixabas e impulsiona a entrada em novos mercados, agregando valor a uma produção já reconhecida nacional e internacionalmente pela sua qualidade.

No Espírito Santo, as queijarias são protagonistas entre as agroindústrias familiares, representando mais de 40% do total de estabelecimentos do setor, de acordo com o IBGE. Em 2017, o estado registrava 1.763 queijarias dentro de um universo de 4.148 agroindústrias.

Regiões como as Montanhas Capixabas, o Caparaó e a Rota do Queijo Artesanal, que inclui João Neiva, se destacam pela tradição e excelência na produção de queijos, com muitos produtos premiados em concursos nacionais e internacionais. Esses locais, além de impulsionarem a economia, também se tornam destinos atrativos para turistas e consumidores que valorizam sabores únicos e autênticos.

Fonte: Seag

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro