Espírito Santo lança Feira Internacional do Café Conilon em Jaguaré
Publicado em 21/08/2025 às 06:20
Foto: Foto: Arthur Bertholini/Setur
Com o objetivo de fortalecer conexões e ampliar mercados para o setor cafeeiro capixaba, foi lançada nesta terça-feira (19) a Feira Internacional do Café Conilon (FICC), que será realizada de 27 a 29 de novembro, no Parque de Exposições Alfeu Sossai, em Jaguaré. O evento de lançamento ocorreu no Palácio do Café, em Vitória, e contou com a presença do vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço.
Segundo Ferraço, a feira consolida a posição do Espírito Santo como referência mundial na produção de café conilon.
“Somos o que há de melhor em nível mundial na produção de conilon, tanto em qualidade quanto em produtividade. O Espírito Santo respira café e o conilon é a principal atividade social e econômica da maioria dos municípios capixabas. Um evento internacional como esse fortalece relações, abre mercados e gera mais oportunidades e renda”, afirmou.
O vice-governador também destacou que a cultura do café tem contribuído para impulsionar o agroturismo no Estado.
O secretário de Agricultura, Enio Bergoli, ressaltou a força da ciência e da tecnologia na produção do conilon capixaba e afirmou que o Brasil, liderado pelo Espírito Santo, poderá se tornar o maior produtor mundial da variedade em poucos anos.
“Eventos como este são fundamentais para ampliar mercados. O Brasil é o segundo maior consumidor de café, mas o mercado interno não absorve toda a produção. Precisamos avançar também na exportação, tanto do grão cru quanto do café processado na indústria do solúvel, setor em que o Espírito Santo já se destaca”, pontuou.
Já o secretário de Turismo, Victor Coelho, reforçou a importância da feira para atrair visitantes e consolidar o Estado como destino turístico vinculado ao café.
“Queremos levar o café para o mundo, mas também trazer o mundo para o Espírito Santo. A FICC é uma oportunidade de mostrar nossas belezas naturais e fortalecer ainda mais o agroturismo”, destacou.
A feira conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Seag e da Setur, do Incaper, além da parceria com a Adetur e a Instância de Governança Regional de Turismo do Verde e das Águas. A realização é da Prefeitura de Jaguaré.
O conilon capixaba em números
O Espírito Santo é responsável por cerca de 70% da produção nacional de café conilon, com 286 mil hectares cultivados em 68 municípios, movimentando uma cadeia produtiva que envolve 49 mil propriedades rurais, segundo o Incaper.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Seag