Espírito Santo inicia novo ciclo de desenvolvimento com o ParklogBR/ES
Publicado em 26/08/2025 às 08:08
Foto: Hélio Filho/Secom
O governador Renato Casagrande apresentou, nesta segunda-feira (25), no Palácio Anchieta, em Vitória, o Plano Estratégico do ParklogBR/ES. Trata-se de uma plataforma logística de padrão internacional, localizada próxima à Região Metropolitana da Grande Vitória, que integra três portos, três aeródromos, a primeira Zona de Processamento de Exportações (ZPE) privada do País, além de ferrovias, rodovias e incentivos fiscais da área de abrangência da Sudene.
Reconhecido como um dos principais programas estruturantes do Espírito Santo e do Brasil, o ParklogBR/ES é desenvolvido em parceria com a iniciativa privada e com as prefeituras de dez municípios da região de influência: Aracruz, Colatina, Fundão, Ibiraçu, Jaguaré, João Neiva, Linhares, Marilândia, Serra e Sooretama.
Casagrande lembrou que a inspiração para o projeto surgiu após conhecer um Parklog na Itália. “Quando retornei ao Governo em 2019, começamos a estruturar a ideia. Com a chegada do vice-governador Ricardo Ferraço à Secretaria de Desenvolvimento em 2023, intensificamos os trabalhos e hoje apresentamos à sociedade um Parklog robusto”, destacou.
O governador ressaltou ainda que o Espírito Santo já é referência em diversas áreas e pode ampliar sua relevância no comércio exterior. “Queremos ser a porta de entrada do mundo para o Brasil e a saída dos nossos produtos para o mundo. Para isso, estamos investindo em obras de infraestrutura na região, como a pavimentação entre Vila de Riacho e Regência e a futura rodovia ligando Bebedouro a Regência”, afirmou.
O vice-governador Ricardo Ferraço enfatizou os ganhos em eficiência logística que o projeto proporcionará. “Vivenciamos no Espírito Santo o maior investimento em infraestrutura portuária do País. Com o Parklog, essa estrutura estará plenamente conectada a outros modais, potencializando o desenvolvimento dos municípios envolvidos. É o resultado da união entre poder público e setor privado em torno de uma ferramenta estratégica”, disse.
Ferraço acrescentou que o Estado vive um novo ciclo de investimentos. “Assim como no passado, com a construção dos complexos de Tubarão e da Samarco, o Espírito Santo se prepara para o futuro, oferecendo soluções logísticas para o Brasil. Isso significa mais empregos, renda e oportunidades para a população”, completou.
O Plano Estratégico do ParklogBR/ES estabelece metas até 2035, com foco na modernização da infraestrutura, fortalecimento da governança, integração multimodal, capacitação profissional e incentivo à inovação. Entre as prioridades estão a consolidação do Parklog como cluster logístico regional, a expansão da retroárea e o aproveitamento do potencial econômico e industrial do Estado.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento, Rogério Salume, o projeto é um marco para o Espírito Santo. “Estamos construindo uma plataforma que une infraestrutura moderna, governança sólida e visão de futuro. Mais que logística, é preparar o Estado para competir globalmente, atrair investimentos, gerar empregos e qualificar nossa gente. É um esforço conjunto entre governo, municípios e setor privado com um único objetivo: transformar o Espírito Santo em referência em eficiência e desenvolvimento sustentável”, afirmou.
Durante a solenidade, também foram assinados a Portaria de Nomeação do Comitê Executivo, o Termo de Compromisso de Cessão de Espaço, o ato de Expansão da Rede de Distribuição de Gás e a nomeação da Comissão do Plano Diretor Municipal de Aracruz.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo