Espírito Santo ganha nova indústria de processamento de café em Sooretama
Publicado em 05/09/2025 às 08:08
Foto: Cid Costa/Governo-ES
Segundo maior produtor de café do Brasil, o Espírito Santo passa a contar com mais uma indústria de processamento do grão. Nesta quinta-feira (4), foi inaugurada em Sooretama, na microrregião Rio Doce, a unidade fabril da DM Descafeinadores do Brasil, com investimento de R$ 150 milhões.
A fábrica, de 9,5 mil metros quadrados distribuídos em seis pavimentos, deve gerar 130 empregos diretos. O empreendimento pertence à EISA Empresa Interagrícola – ligada à multinacional suíça ECOM Agroindustrial – e à Descamex, do México.
Na solenidade de inauguração, o vice-governador Ricardo Ferraço destacou que o investimento reforça a confiança no Espírito Santo e amplia a participação do Estado no setor industrial do café. Já o secretário de Agricultura, Enio Bergoli, afirmou que a unidade “une tradição e tecnologia, gera empregos, agrega valor ao produto local e abre novos mercados”.
A empresa prevê adquirir 250 mil sacas de café por ano de produtores capixabas, transformando-as em 200 mil sacas de 60 quilos de café descafeinado. Além disso, vai comercializar a cafeína extraída durante o processo para indústrias de alimentação, cosméticos e farmacêutica. Cerca de 80% da produção será exportada, enquanto o mercado interno deve atender marcas como Nespresso e Três Corações.
O diretor da DM Descafeinadores do Brasil, Carlos Santana, ressaltou que o processo de descafeinização será totalmente natural e destacou a posição estratégica do Espírito Santo: “Estamos no centro da maior concentração de coffea canephora do Ocidente, fundamental para a indústria do café solúvel”.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria