Espírito Santo ganha clínica especializada em tratamentos com canabidiol

Publicado em 10/10/2022 às 13:43

Compartilhe

Espirito-Santo-ganha-clinica-especializada-em-tratamentos-com-canabidiol

Texto: Julio Huber / Foto: Freepik

Com o avanço cada vez mais acelerado de pesquisas envolvendo áreas da medicina, nos últimos anos novos produtos e métodos para tratamentos de doenças estão sendo colocados em prática em todo o mundo. E neste mês de outubro, moradores do Espírito Santo vão passar a contar com mais uma dessas novidades medicinais, com a inauguração da primeira clínica do Estado especializada em tratamentos com o uso de produtos derivados da planta Cannabis Sativa.

Atualmente, pelo menos 18 medicamentos com substâncias extraídas da planta possuem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso no Brasil. E esses medicamentos são usados para o tratamento de mais de 30 condições médicas, como epilepsia refratária, dor crônica, Alzheimer, ansiedade, Parkinson, entre outras.

Diante da crescente procura de pacientes capixabas a tratamentos com o canabidiol – medicamento produzido com substância da planta -, um grupo de médicos com experiência no uso de medicamentos derivados da Cannabis sativa resolveu se unir para proporcionar aos pacientes o tratamento especializado e com acompanhamento personalizado, visando melhores resultados clínicos.

Localizada na Enseada do Suá, em Vitória, a capital do Estado a Clínica MedSativa abre as portas neste mês de outubro. Inicialmente, quatro médicos atenderão na clínica: uma neurologista, um neurocirurgião, um neurologista pediátrico e um geriatra. De acordo com o médico Geriatra Edson de Sousa Ribeiro Júnior, que é diretor técnico da MedSativa, a intenção é levar mais qualidade de vida aos pacientes, por meio da indicação de medicamentos mais assertivos para cada necessidade.

“Teremos um acompanhamento detalhado em dose terapêutica e interações medicamentosas de forma individual no decorrer do tratamento, para garantir resultados mais assertivos aos pacientes. A MedSativa nasceu de uma necessidade dos próprios pacientes que estão buscando por essa alternativa de tratamento e encontram dificuldades no Estado”, afirmou o profissional.

Ele acrescentou que a união dos profissionais com expertise no assunto e experiência no manejo dos canabinoides – compostos naturais da planta Cannabis sativa – contribuirá para o tratamento mais eficaz de diversas enfermidades.

“Os canabinoides foram uma farmacoterapia usada desde 3000 anos antes de Cristo, e agora redescoberta e aprimorada por cientistas da área médica (médicos, bioquímicos e farmacêuticos), que conseguiram descobrir e desvendar o incrível sistema endocanabinoide e os fitocanabinoides com suas aplicações medicinais, separando os princípios ativos das diferentes subespécies das plantas da família Cannabis”, explicou.

O médico ainda frisou que as propriedades medicinais proporcionam benefícios em variadas enfermidades que afligem a humanidade. “O sistema endocanabinoide tem a função de promover o equilíbrio entre os outros sistemas já descobertos há muito tempo, e com isso melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares”, acrescentou.

Conheça os profissionais

Dr. Walter Fagundes – Neurocirurgia

Residência em Neurocirurgia, especialista em dor, Mestre em Medicina, Doutor em Neurocirurgia, professor da UFES e da Multivix, pesquisador CNPq, com 49 trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais, pós-graduado em Neurocirurgia Funcional e Pediátrica em Lille e Paris (França) e Fellowship em Chicago (EUA). Possui 167 trabalhos e 141 palestras em congressos no Brasil e no exterior, cinco premiações e escritor de capítulos de livros. Fala quatro idiomas (inglês, francês, espanhol e português).

Dr. Rodrigo Corcino – Neurologia Pediátrica

Formação em Neurofisiologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul, neurologia pediátrica pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (RS), pediatra pelo Centro Universitário do Espírito Santo, graduação pela Universidade Vila Velha (UVV) e professor de Medicina da Multivix.

Seus principais atendimentos são para pacientes com autismo, déficit de atenção e hiperatividade, distúrbios do sono, distúrbios do aprendizado, dislexia, distúrbios do neurodesenvolvimento, doenças neurogenéticas, doenças neuromusculares, entre outros.

Dr. Edson de Sousa Ribeiro Júnior – Geriatria

Formado pela Emescam – Escola de medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória -, possui residência em Geriatria e Gerontologia pelo Hospital dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo, tem título de Especialista em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e pela Associação Médica Brasileira (AMB). É diretor técnico da Clínica MedSativa.

Dra. Soo Yang Lee – Neurologia

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), residência médica em Neurologia no Hospital das Clínicas de Ribeiro Preto (SP), especialista em Bloqueio Neuromuscular e Cefaleias, especialista em tratamento de distonias e espasticidades com toxina botulínica e especialista no tratamento com canabidiol.

Serviço

Clínica Medsativa

  • Endereço: Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 955, sala 1.701, Ed. Global Tower, Enseada do Suá, Vitória – ES
  • Contato: (27) 99802-6085
  • Site: www.medsativa.com.br
  • Instagram: @medsativa

Veja também

Centro de Logística da Educação

Governo do Estado inaugura Centro de Logística da Educação e moderniza gestão de materiais da Rede Estadual

programa de formação

Ministério da Saúde lança programa de formação técnica para o SUS

apreensão em cruzeiro

Cruzeiro chega ao Brasil com alimentos que podem trazer doença devastadora para a suinocultura

tec renovavel

Tecnologia sustentável para mudas de café ganha destaque em evento no norte do ES

ginastica es

Festival de Natal reúne ginasta olímpica e alunas do Campeões de Futuro

cats

Saudade

ipva 26

Pagamento do IPVA 2026 começa em abril e pode ser feito em seis cotas

sem homicidios

Onze municípios capixabas estão há mais de um ano sem registrar homicídios