Espírito Santo fecha setembro com menor número de homicídios em 28 anos

Publicado em 03/10/2024 às 09:34

Compartilhe

polIcia

O Espírito Santo terminou setembro com o menor número de homicídios da série histórica para o mês desde o ano de 1996. Ao todo, nos últimos 30 dias, foram registradas 55 mortes violentas, o que representa 20 assassinatos a menos que o mesmo período em 2023. Em relação ao ano todo de 2024, a redução já alcança a marca de 12,1%.

Todas as regiões apresentam queda nas estatísticas de crimes letais, sendo os maiores destaques para as áreas Metropolitana e Norte do Estado, com diminuição, somada, de 61 assassinatos em 2024. As regiões Sul, Noroeste e Serrana também apresentam decréscimo nos dados.

“Sempre digo que enquanto uma vida estiver sendo perdida não podemos comemorar. Só que precisamos valorizar o trabalho que vem sendo feito na segurança pública, em especial, das nossas forças de segurança. É preciso lembrar ainda os investimentos feitos ao longo dos últimos anos. Foi o menor número de casos em 28 anos para um mês de setembro, mas no ano temos uma redução de 12% em relação a 2023. Além disso, registramos queda nos homicídios em todas as regiões do Estado. Isso mostra que estamos no caminho certo”, comentou o governador Renato Casagrande.

O secretário de Estado da Economia e Planejamento e coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, Álvaro Duboc, registrou a importância da continuidade das ações. “O desafio da segurança pública é uma constante, por isso é fundamental termos uma política pública bem estruturada e com diretrizes claras. O Espírito Santo tem esse grande diferencial: o programa Estado Presente em Defesa da Vida, cujas ações são monitoradas de perto pelo próprio governador e que soma as intervenções policiais com as entregas no campo da proteção social, sobretudo dos grupos mais vulneráveis, como os jovens e as mulheres. Este conjunto compõe uma política de segurança que é modelo para o País e que claramente apresenta resultados reais e mais segurança para os capixabas”, pontuou.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou o empenho das forças policiais em dar mais segurança à população, além dos investimentos, principalmente em inteligência e tecnologia, feitos pelo Governo do Estado, para que as estatísticas continuem em queda.

“Desde 2019, o governador vem investindo forte na Segurança Pública, com a retomada do programa Estado Presente em Defesa da Vida, e o resultado disso vemos nos dados, com anos seguidos de reduções de violência e bons resultados. Não temos nada a comemorar, mas devemos deixar registrado que o Espírito Santo caminha para um patamar muito bom entre as federações. Só agradecer ao trabalho diário dos nossos policiais e todo o apoio do Governo nesse planejamento”, disse Damasceno.

Fonte: Governo ES

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral