Espírito Santo em alerta laranja: domingo deve ser de chuva forte e ventos intensos
Publicado em 09/11/2025 às 12:40
Texto: Bruno Caetano / Foto: Julio Huber
O avanço de um ciclone extratropical pelo Sudeste do país tem provocado instabilidade no tempo e colocado o Espírito Santo em estado de atenção. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Estado está sob alerta laranja até as 23h59 deste domingo (9), com risco de tempestades, chuvas intensas e ventos que podem alcançar até 100 km/h.
O fenômeno, que já causou destruição no Sul do Brasil e colocou o Rio de Janeiro em estágio de atenção, pode trazer reflexos para o território capixaba nas próximas horas. O aviso inclui todas as regiões Norte, Sul, Metropolitana e Serrana e prevê chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros por dia.
Além da possibilidade de queda de granizo, há risco de corte de energia elétrica, destelhamento, queda de árvores e alagamentos em áreas urbanas.
Risco elevado nas áreas serranas
Nas cidades de montanha, como Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Santa Teresa e Marechal Floriano, o cenário é de atenção redobrada. A combinação entre o relevo acidentado e o alto volume de chuva aumenta o risco de deslizamentos de terra e queda de barreiras em estradas. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) reforça que a nebulosidade deve crescer ao longo do domingo, com temperaturas mais amenas em toda a região serrana.
O domingo deve ser chuvoso e com ventos moderados a fortes, especialmente durante a tarde e a noite. Em algumas localidades mais altas, as rajadas podem passar dos 70 km/h.
Instabilidade também atinge o litoral
As rajadas de vento devem ser mais intensas nas cidades litorâneas, como Vitória, Vila Velha, Guarapari e Anchieta. O Inmet alerta para o risco de movimentação de dunas e acúmulo de areia sobre construções próximas à orla. A frente fria que acompanha o ciclone segue avançando pelo Sudeste, o que deve manter o mar agitado e aumentar o risco de ressaca.
O Incaper prevê chuvas generalizadas em todas as regiões do Espírito Santo neste domingo, após um sábado (8) de sol entre nuvens. As temperaturas máximas devem cair e a sensação térmica tende a ser mais fria, principalmente no interior.
No Norte, municípios como Linhares, Aracruz e São Mateus podem registrar volumes de chuva próximos de 100 milímetros em 24 horas. Já na região Sul, cidades como Cachoeiro de Itapemirim e Marataízes estão sob risco de ventos fortes e descargas elétricas.
Recomendações à população
O Inmet orienta que os capixabas evitem áreas abertas durante as tempestades, não se abriguem sob árvores e desliguem aparelhos elétricos durante descargas atmosféricas. Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Problemas relacionados à rede elétrica devem ser comunicados à EDP, por meio do número 0800 721 0707.
Veja as cidades com alerta para tempestades:
Afonso Cláudio
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Atílio Vivacqua
Baixo Guandu
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Fundão
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jerônimo Monteiro
Laranja da Terra
Mantenópolis
Marataízes
Marechal Floriano
Mimoso do Sul
Muniz Freire
Muqui
Pancas
Piúma
Presidente Kennedy
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São José do Calçado
São Roque do Canaã
Serra
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Velha
Vitória