Espírito Santo é destaque em estudo com radiografia do Cadastro Ambiental Rural

Publicado em 31/05/2025 às 10:22

Compartilhe

CAR

Foto: Idaf

O desempenho do Espírito Santo no que se refere à implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi destaque em estudo apresentado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), durante o 2º Encontro Nacional da Regularização Ambiental, que acontece desde segunda-feira (26) e segue até esta sexta-feira (30), em Brasília. O Estado aparece em primeiro lugar na análise quanto ao número total de CAR com análise concluída.

De acordo com o diretor-geral do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Leonardo Cunha Monteiro, o resultado é fruto do trabalho massivo que vem sendo desenvolvido pelo órgão para regularizar os imóveis rurais. “O Idaf é responsável pela coordenação estadual do CAR. Este é um projeto prioritário do Governo do Estado, em suporte ao monitoramento dos recursos naturais, e esperamos ampliar ainda mais as entregas realizadas. Até o momento, estão cadastrados mais de 117 mil imóveis”, destacou Monteiro.

O diretor técnico do Idaf, Eduardo Chagas, destacou que o Espírito Santo foi um dos primeiros estados a regulamentar o CAR, já em 2013, pouco tempo depois da instituição da ferramenta pela Lei nº 12.651/2012. “Além de já contar com um sistema próprio à época, o que agilizou o início das atividades, a capilaridade do órgão, presente em praticamente todos os municípios capixabas, também contribuiu para o bom andamento das análises”, disse.

Números do Espírito Santo 

Até o momento, estão inscritos  mais de 117 mil imóveis, com, aproximadamente, 80 mil validados. De acordo com estimativas, o Estado tem cerca de 133 mil propriedades rurais, totalizando uma área cadastrável de 4,2 milhões de hectares.

Encontro Nacional

Representando o Idaf, estiveram presentes no 2º Encontro Nacional da Regularização Ambiental o diretor Administrativo e Financeiro do Instituto, Ronaldo Salomão Lubiana, o subgerente de Regularização Ambiental (SREG), João Marcos Chipolesch, e o tecnólogo em saneamento ambiental, também da SREG, Gabriel Hector Fontana.

O encontro é uma iniciativa do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), com apoio de outras instituições, que reúne representantes das secretarias de Meio Ambiente de vários estados brasileiros e de órgãos do Governo Federal, a fim de debater estratégias de avanço da regularização ambiental por todo o país.

Segundo João Marcos Chipolesch, este foi um momento importante de troca e para conhecer outras experiências. “Além disso, divulgar os excelentes números do CAR para todo o Brasil é de suma importância, pois posiciona o Estado na vanguarda da regularização ambiental e, ao mesmo tempo, valoriza o extraordinário trabalho que os servidores do Idaf realizaram ao longo de mais de uma década no CAR”, destacou Chipolesch.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Idaf

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral