Espírito Santo é destaque em estudo com radiografia do Cadastro Ambiental Rural

Publicado em 31/05/2025 às 10:22

Compartilhe

CAR

Foto: Idaf

O desempenho do Espírito Santo no que se refere à implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi destaque em estudo apresentado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), durante o 2º Encontro Nacional da Regularização Ambiental, que acontece desde segunda-feira (26) e segue até esta sexta-feira (30), em Brasília. O Estado aparece em primeiro lugar na análise quanto ao número total de CAR com análise concluída.

De acordo com o diretor-geral do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Leonardo Cunha Monteiro, o resultado é fruto do trabalho massivo que vem sendo desenvolvido pelo órgão para regularizar os imóveis rurais. “O Idaf é responsável pela coordenação estadual do CAR. Este é um projeto prioritário do Governo do Estado, em suporte ao monitoramento dos recursos naturais, e esperamos ampliar ainda mais as entregas realizadas. Até o momento, estão cadastrados mais de 117 mil imóveis”, destacou Monteiro.

O diretor técnico do Idaf, Eduardo Chagas, destacou que o Espírito Santo foi um dos primeiros estados a regulamentar o CAR, já em 2013, pouco tempo depois da instituição da ferramenta pela Lei nº 12.651/2012. “Além de já contar com um sistema próprio à época, o que agilizou o início das atividades, a capilaridade do órgão, presente em praticamente todos os municípios capixabas, também contribuiu para o bom andamento das análises”, disse.

Números do Espírito Santo 

Até o momento, estão inscritos  mais de 117 mil imóveis, com, aproximadamente, 80 mil validados. De acordo com estimativas, o Estado tem cerca de 133 mil propriedades rurais, totalizando uma área cadastrável de 4,2 milhões de hectares.

Encontro Nacional

Representando o Idaf, estiveram presentes no 2º Encontro Nacional da Regularização Ambiental o diretor Administrativo e Financeiro do Instituto, Ronaldo Salomão Lubiana, o subgerente de Regularização Ambiental (SREG), João Marcos Chipolesch, e o tecnólogo em saneamento ambiental, também da SREG, Gabriel Hector Fontana.

O encontro é uma iniciativa do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), com apoio de outras instituições, que reúne representantes das secretarias de Meio Ambiente de vários estados brasileiros e de órgãos do Governo Federal, a fim de debater estratégias de avanço da regularização ambiental por todo o país.

Segundo João Marcos Chipolesch, este foi um momento importante de troca e para conhecer outras experiências. “Além disso, divulgar os excelentes números do CAR para todo o Brasil é de suma importância, pois posiciona o Estado na vanguarda da regularização ambiental e, ao mesmo tempo, valoriza o extraordinário trabalho que os servidores do Idaf realizaram ao longo de mais de uma década no CAR”, destacou Chipolesch.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Idaf

Veja também

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas