Espírito Santo alia produção rural à sustentabilidade no Dia Mundial do Meio Ambiente

Publicado em 05/06/2025 às 14:58

Compartilhe

MEIO AMBIENTE CRédito lauro_narciso (55)

Foto: Lauro Narciso

Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) destaca programas e ações que demonstram ser possível aliar o desenvolvimento rural à sustentabilidade. As iniciativas comprovam que é viável produzir com responsabilidade ambiental, pensando no futuro.

Entre os principais destaques estão projetos voltados às cadeias produtivas do leite, café e aquicultura, além de ações voltadas à segurança hídrica. Todas essas iniciativas promovem inovação, agregação de valor e o uso consciente dos recursos naturais.

Um exemplo é o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite, que contempla 17 projetos voltados à produção inovadora, com foco em capacitação técnica, sustentabilidade ambiental e geração de renda. A meta é tornar o Espírito Santo autossuficiente na produção de leite em até dez anos, garantindo um produto de qualidade, com responsabilidade socioambiental.

Na cafeicultura, a Seag atua em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) por meio do projeto Cafeicultura Sustentável. A iniciativa capacita produtores e técnicos em práticas regenerativas, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo para a recuperação da saúde do solo e a produtividade com respeito ao meio ambiente.

A segurança hídrica também é prioridade para a pasta. Um programa inédito foi lançado para financiar a construção de pequenas barragens em propriedades rurais, com crédito facilitado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). A ação conta com apoio técnico da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), do Incaper e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). O objetivo é aumentar a reserva hídrica, fortalecer a agricultura familiar e preparar os produtores para períodos de estiagem.

“Trabalhar pela sustentabilidade no campo é garantir o futuro do meio ambiente e assegurar dignidade e renda aos nossos agricultores. O Espírito Santo tem mostrado que é possível produzir com respeito à natureza e visão de longo prazo. O agronegócio capixaba é um exemplo de responsabilidade ambiental”, afirma o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Essas ações integram os esforços do Governo do Estado para consolidar um agronegócio mais eficiente e sustentável, promovendo o desenvolvimento econômico com preservação ambiental.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seag

Veja também

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas