Espírito Santo alia produção rural à sustentabilidade no Dia Mundial do Meio Ambiente

Publicado em 05/06/2025 às 14:58

Compartilhe

MEIO AMBIENTE CRédito lauro_narciso (55)

Foto: Lauro Narciso

Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) destaca programas e ações que demonstram ser possível aliar o desenvolvimento rural à sustentabilidade. As iniciativas comprovam que é viável produzir com responsabilidade ambiental, pensando no futuro.

Entre os principais destaques estão projetos voltados às cadeias produtivas do leite, café e aquicultura, além de ações voltadas à segurança hídrica. Todas essas iniciativas promovem inovação, agregação de valor e o uso consciente dos recursos naturais.

Um exemplo é o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite, que contempla 17 projetos voltados à produção inovadora, com foco em capacitação técnica, sustentabilidade ambiental e geração de renda. A meta é tornar o Espírito Santo autossuficiente na produção de leite em até dez anos, garantindo um produto de qualidade, com responsabilidade socioambiental.

Na cafeicultura, a Seag atua em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) por meio do projeto Cafeicultura Sustentável. A iniciativa capacita produtores e técnicos em práticas regenerativas, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo para a recuperação da saúde do solo e a produtividade com respeito ao meio ambiente.

A segurança hídrica também é prioridade para a pasta. Um programa inédito foi lançado para financiar a construção de pequenas barragens em propriedades rurais, com crédito facilitado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). A ação conta com apoio técnico da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), do Incaper e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). O objetivo é aumentar a reserva hídrica, fortalecer a agricultura familiar e preparar os produtores para períodos de estiagem.

“Trabalhar pela sustentabilidade no campo é garantir o futuro do meio ambiente e assegurar dignidade e renda aos nossos agricultores. O Espírito Santo tem mostrado que é possível produzir com respeito à natureza e visão de longo prazo. O agronegócio capixaba é um exemplo de responsabilidade ambiental”, afirma o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Essas ações integram os esforços do Governo do Estado para consolidar um agronegócio mais eficiente e sustentável, promovendo o desenvolvimento econômico com preservação ambiental.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seag

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral