Espírito Santo alcança 8º lugar no ranking nacional de importações

Publicado em 09/11/2020 às 19:33

Compartilhe

O Espírito Santo alcançou a 8ª posição no ranking que classifica os Estados com maior número de importações no Brasil em 2020, segundo dados apurados entre janeiro e outubro pela Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Secint), do Ministério da Economia. A subida na classificação mantém uma tendência de crescimento das importações – já que nos anos de 2017 e 2018, o Estado ocupou o 10º lugar no ranking, pulando para 9º em 2019.

De acordo com o auditor fiscal, responsável pela Supervisão de Exportação e Importação da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Peterson Bragante Costa, os principais produtos importados neste ano foram a hulha (utilizada como combustível em indústrias), barcos, aviões e automóveis. Já os países com maior participação nas importações do Espírito Santo são China, Estados Unidos, Argentina, Cingapura e Canadá.

“Essa crescente elevação demonstra a confiança das empresas importadoras em fazer uso dos portos e aeroporto do Estado do Espírito Santo em suas transações comerciais com o resto do mundo”, destaca o supervisor de Exportação e Importação.

Um dos motivos para a melhoria do desempenho, segundo Peterson Costa, é a agilidade no processamento de desembaraço aduaneiro. Essa agilidade, associada ao eficiente trabalho dos auditores fiscais, fez a Supervisão de Exportação e Importação superar a previsão orçamentária do setor para 2020. Até o fim de outubro, a Supervisão havia arrecadado R$ 249 milhões – muito acima dos R$ 122,4 milhões previstos inicialmente.

“Essa grande conquista deve-se a diversos fatores: em primeiro lugar à análise mais apurada e minuciosa das mercadorias importadas; ao trabalho dos auditores fiscais junto aos contribuintes em procedimentos de autoregularização; e também à valorização do dólar frente ao real”, avalia Peterson Bragante Costa.

“Para a população do Espírito Santo, essa notícia é de extrema importância porque permite que o Estado e os municípios sigam desenvolvendo suas políticas públicas – já que 25% do valor arrecadado é repassado pelo Estado aos 78 municípios capixabas”, explica o supervisor de Exportação e Importação.

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro