Espetáculo Margot e a Árvore da Vida terá apresentações para escolas públicas das montanhas capixabas
Publicado em 24/10/2025 às 08:27
Fotos: acervo_O_TREM
Estudantes de escolas públicas de Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante e região terão a oportunidade de assistirem a um espetáculo teatral na próxima semana. A peça Margot e a Árvore da Vida, da Cia O Trem de Teatro (Belo Horizonte/MG), terá apresentações gratuitas e acessíveis em libras, entre os dias 28 e 31 de outubro, no período da manhã e da tarde, para alunos da rede pública de ensino.
As apresentações serão realizadas na Reserva Águia Branca, em Vargem Alta. Para as escolas que não tiverem transporte para os alunos, o projeto, realizado pelo Grupo Águia Branca irá fornecer ônibus para levar os estudantes até a o local da apresentação. Para participar, as escolas terão que realizar um cadastro através deste link.
Além das apresentações destinadas aos alunos da rede pública, o espetáculo também será exibido à população no dia 01 de novembro, às 15h, na Reserva Águia Branca, de forma gratuita e acessível em libras. Será disponibilizado transporte gratuito do centro de Vargem Alta até a Reserva Águia Branca. Para garantir o ingresso gratuito e a vaga no ônibus basta entrar no site do sympla para efetuar a reserva (Clique aqui).

O espetáculo irá contar a história de Margot, uma menina diferenciada, que pode sentir o que os animais e as plantas sentem. Por não se encaixar em seu ambiente social urbano, ela vai com frequência a uma reserva ambiental. Um dia, Margot é surpreendida pela visita de um jovem que veio do futuro. Ele conta que daqui a 300 anos não haverá mais árvores nem animais, o ecossistema estará completamente desequilibrado e, por isso, eles precisam encontrar a semente da lendária Árvore da Vida para reflorestar o futuro.
Durante sua busca, Margot conta com a ajuda de animais como o Zangão, a Cutia e a Onça-Parda. Ela também encontra um traficante de animais que está em busca da saíra-apunhalada e que pratica a extração ilegal da palmeira-juçara. Assim, a jornada de Margot será para proteger o meio ambiente daqueles que o destroem, ao mesmo tempo em que busca uma solução para o caos que se tornou o planeta no futuro. O que ela não contava era que, durante esta jornada, ela viesse a descobrir quem ela é de verdade.
A peça é escrita e dirigida por Livia Gaudencio e conta com Deinha Baruqui, Fabiana Loyola, Jordan Antunes e Leo Campos no elenco, além dos músicos Hugo Bizzotto e Lucas Chiaradia.
As apresentações são viabilizadas através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Grupo Águia Branca e apoio Reserva Águia Branca. A captação de recursos é da Conecta – Consultoria e Projetos e a realização é da Lima Produções Culturais e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.
Fonte: Lima Produções Culturais