Escritora lança livro “O Coração da Medusa” com renda revertida a projeto ambiental em Marechal Floriano

Publicado em 26/08/2021 às 08:31

Compartilhe

WhatsApp-Image-2021-08-25-at-21.32.42

Texto: Julio Huber / Fotos: Divulgação

A escritora Renata Bomfim lançará seu mais novo livro, intitulado “O Coração da Medusa”. O livro é uma produção da Reserva Natural Reluz, que fica em Marechal Floriano, com o apoio da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult) e recursos do Funcultura.

Descrito como “um livro mágico” pelo poeta e crítico literário nicaraguense Francisco de Asís Fernández Arellano e como um “caminho de transformação para o leitor” pelo poeta português José Luís Peixoto, “O Coração da Medusa” é o primeiro livro de poesia bilíngue da escritora que foi traduzida para o castelhano pelo poeta espanhol e crítico literário Pedro Sevylla de Juana.

A obra possui 158 páginas e está organizada em três capítulos intitulados “Canto Iniciático”, “Queda” e “Ascensão”, contando ainda com um conjunto de poemas intitulado “outros poemas”.

“Esse itinerário de leitura constrói uma jornada de encantamento e estranheza para o leitor, por conta dos temas que vão do sublime ao profano, dando voz a mitos transgressores e rompendo com o silêncio que secularmente ronda variados temas femininos”, destacou a autora.

Todo o valor da venda da obra será integralmente revertida para os projetos de proteção ambiental e bem-estar animal da Reserva Natural Reluz, uma RPPN criada e mantida pela escritora, e pretende ser, também, um instrumento de aproximação das pessoas da causa ambiental.

Segundo a autora, “O Coração da Medusa” é um livro que nasce do embate de variadas vozes poéticas. “Embora tenhamos avançado muito socialmente, a diferença entre homens e mulheres ainda persiste em variados campos. A política é um exemplo cabal dessa realidade. Esse livro dá voz a essa disparidade e a violência, mas também propõe saídas, acreditando que é possível um mundo de igualdade social”, informou.

Renata disse que a obra busca positivar o que o sistema rotulou como sendo ruim e maldito: a mulher, a natureza; não há o combate das sombras, mas uma tentativa de compreender o coração da Górgona e as suas intenções.

“Após a conclusão do doutorado, eu passei a dedicar pesquisas à literatura produzida por mulheres no Espírito Santo. Foi triste constatar o apagamento da contribuição literária de variadas mulheres, desde a época quando o Espírito Santo era província e as poetisas militavam realizando saraus e festas para arrecadar dinheiro para a compra de cartas de alforria e fortalecer o movimento abolicionista, passando pela luta das sufragistas pelo direito ao voto, entre elas Sylvia Meirelles da Silva Santos, Maria Stella de Novaes e Judith Leão Castello Ribeiro”, contou.

A escritora contou que foi libertador ler a obra de Guilly Furtado Bandeira, primeira capixaba a publicar um livro no Estado, em 1914, e ver com que coragem abordou temas como traição, trabalho feminino e suicídio. “Há ainda Haydée Nicolussi, escritora natural de Afonso Cláudio, que foi presa no Governo Vargas, e tantas outras capixabas. Essas vozes se reuniram em torno do arquétipo da Medusa”, revelou.

LANÇAMENTO – O lançamento virtual do livro “O Coração da Medusa” acontecerá na próxima segunda-feira (30), às 20 horas, no Instagram do Instituto Ambiental Reluz: @institutoambientalreluz. O livro pode ser adquirido na versão E-book, no site do Instituto e o livro físico pode ser adquirido com a autora, pelo WhatsApp: (27) 99574-7410. O livro custa R$ 50,00.

AUTORA – Renata Bomfim nasceu no Espírito Santo, em 1972. Poeta e ensaísta, é Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Ambientalista com forte atuação política na defesa da Mata Atlântica brasileira, em 2007 criou a Reserva Natural Reluz, onde realiza trabalhos de preservação e educação ambiental, em Marechal Floriano.

É ganhadora da Medalha de Mérito de Defesa do Meio Ambiente “Roberto Anselmo Kautsky” e da Medalha de Mérito Cultural Renata Pacheco. Representou o Brasil em Festivais de poesia na América Latina. É autora de artigos e ensaios publicados no Brasil e no exterior e dos livros de poemas Mina (2010), Arcano Dezenove (2012), Colóquio das árvores (2015) e O Coração da Medusa (2021). Autora da Revista literária Letra e Fel, on-line desde 2007.

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro