Escritora capixaba Lilian Menenguci tem obra selecionada em Concurso Literário de Portugal

Publicado em 13/12/2023 às 08:50

Compartilhe

golden-assessoria-13-12

A escritora capixaba Lilian Menenguci, um dos nomes contemporâneos mais lembrados quando se fala em literatura infantil produzida no Espírito Santo, está entre as autoras e os autores selecionados pelo “Prêmio Matilde Rosa Araújo”, de Portugal.

O concurso Lusófano Trofa, “Prêmio Matilde Rosa Araújo”, organizado pela Câmara Municipal da Trofa, com o apoio do Camões Instituto da Cooperação e da Língua de Portugal, tem por objetivo promover a escrita criativa e valorizar a expressão literária; criar e consolidar hábitos de leitura e escrita; divulgar autores da Comunidade de Países da Língua Portuguesa e promover a ilustração na literatura infantil.

Na edição de 2023, o concurso recebeu 353 obras de países como Brasil, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e, também, de Portugal. Duas categorias são admitidas no concurso: melhor conto infantil e melhor ilustração infantil. Na categoria “conto infantil”, a obra da capixaba Lilian Menenguci consta selecionada.

“Em razão do regulamento do concurso, ainda não posso divulgar o nome do conto literário selecionado; e, menos ainda, o pseudônimo com o qual assino a obra. A seleção do trabalho nessa fase do concurso, contudo, já é motivo para comemoração. Afinal, é a minha primeira admissão literária, voltada para crianças, em evento de natureza internacional”, comenta a escritora.

A autoria do melhor conto e a autoria da melhor ilustração receberá, cada uma, 2.500 euros. O conto infantil vencedor será ilustrado pela vencedora ou vencedor do prêmio de melhor ilustração infantil. Em seguida, produzida a publicação do livro e planejada a sua distribuição.

Obras lançadas

Escritora independente, que executa todo o processo criativo do livro, da produção à distribuição das suas obras, sem passar por uma editora comercial, Lilian Menenguci é autora dos livros ‘Os medos de Lili’, ‘Casa de papel’, ‘A criança mágica’, ‘O mistério da bolinha de gude’ e, o recém-lançado, ‘A gente, às vezes, é assim!

Inclusive, a capixaba celebra: seu livro ‘A criança mágica’, obra que propõe um (re)encontro com a criança que existe em cada um de nós, atingiu a marca de 13 mil exemplares vendidos.

Fonte/Foto: Golden Assessoria

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro