ES ganha novos especialistas em Saúde do Trabalhador

Publicado em 15/04/2017 às 14:03

Compartilhe

O Estado do Espírito Santo acaba de ganhar novos especialistas em Saúde do Trabalhador. Na tarde da última terça-feira (11), foi realizada a cerimônia de encerramento de mais um curso de especialização, oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e com a instituição de ensino superior Emescam.

A ação beneficiou 26 servidores públicos do Estado e de diversos municípios. Iniciado no final de 2015, o curso teve duração de 15 meses. O objetivo foi capacitar referências técnicas municipais, profissionais da atenção básica e de vigilância em saúde para desenvolverem ações nesta área em seus respectivos territórios.

A diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, destacou a importância dessa iniciativa na melhoria dos serviços prestados, de forma ampla. “Há 42 anos, a Escola de Governo tem assumido o papel de qualificar os profissionais para atender à sociedade, razão da nossa existência. Esse é o momento de mostrarmos os ganhos desse aprendizado, de mostrar os frutos gerados”, disse.

Parte desses frutos foi apresentada na cerimônia de encerramento, durante a mostra dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) feita pelos servidores. Seguindo a solicitação da Sesa, os trabalhos trouxeram propostas de intervenções que podem ser colocadas em prática para a melhoria do trabalho desenvolvido.

“Com o término do curso, acompanharemos o desenvolvimento dos projetos de intervenção apresentados pelos alunos e daremos suporte para a implantação das ações nas regiões de saúde, a fim de juntos propormos ações efetivas para a melhoria das condições de vida e trabalho dos trabalhadores”, disse a chefe do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Nevisat) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Liliane Graça Santana.

Liliane salienta que os profissionais contemplados com o curso estão inseridos não só nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador estadual e regionais, mas também na vigilância em saúde e na atenção básica dos municípios, áreas que possuem estreita relação com a saúde do trabalhador. “Temos certeza de que iniciativas como estas fortalecem o Sistema Único de Saúde (SUS), já que o trabalho é um determinante da saúde das pessoas e toda a rede de atendimento deve estar atenta a essa questão”, comentou.

Além da apresentação dos trabalhos, o momento contou ainda com uma mesa de debate composta pelo procurador do Ministério público do Trabalho, Bruno Gomes, e da tecnologista da Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Flávia Souza, com o tema “Perspectivas e atualidades da área da saúde do trabalhador: Os desafios para os profissionais de saúde”.

Parceria

A capacitação ofertada aos profissionais da área de Saúde do Trabalhador é fruto de um convênio de cooperação técnica entre a Sesa e a Esesp. A Escola de Serviço Público do Espírito Santo fez uma avaliação das instituições de ensino e contratou, por meio dos trâmites legais, a Emescam, uma faculdade que tem tradição no ensino de saúde.

Além desta ação, a parceria também resultou, neste ano, na especialização de 283 servidores em vigilância sanitária. O curso de pós-graduação em vigilância sanitária ofereceu uma quantidade de vagas suficiente para capacitar todos os profissionais que atuam na área de vigilância sanitária no Estado (nível central e nas quatro regiões de saúde) e nos municípios.

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro