ES destaca papel da água para o agro no XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Publicado em 27/11/2025 às 11:37

Compartilhe

WhatsApp Image 2025-11-26 at 16.11.35 (1)

Foto: Gustavo Souza/Seag

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, participou nesta quarta-feira (26) como debatedor no XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, um dos principais eventos do País voltados à gestão e sustentabilidade da água. O encontro, realizado desde domingo (23) no Pavilhão de Carapina, na Serra, segue até esta sexta-feira (28) e reúne pesquisadores, gestores públicos, representantes do setor produtivo e especialistas de todo o Brasil.

Com o tema “A Água como Agente de Transformação: Conectando Pessoas, Saberes e Territórios”, o simpósio promove debates estratégicos sobre políticas públicas, preservação de mananciais, segurança hídrica, mudanças climáticas e uso sustentável dos recursos hídricos.

Bergoli integrou a mesa-redonda “Agricultura Irrigada: Pesquisa aplicada, Reservação e Regulação do uso”, ao lado de Kênia Mourão (MapBiomas), David Marcelino Almeida Schmidt (Comissão Nacional de Irrigação da CNA) e Thiago Luiz Orletti, presidente da Associação de Irrigantes do Espírito Santo (Assipes).

Entre os temas discutidos ao longo do evento estão avanços tecnológicos para irrigação, reservação hídrica, gestão eficiente nas propriedades rurais e os impactos das mudanças climáticas na produção agrícola.

O secretário ressaltou a água como insumo estratégico para o desenvolvimento do campo. “A água é o principal insumo da vida. Sem água não há agricultura e não há produção. Os recursos hídricos são essenciais para a segurança alimentar, fortalecem a competitividade do agronegócio e melhoram a vida das famílias rurais. Por isso, é fundamental discutir reservação, pesquisa e regulação. Estamos planejando o futuro e fortalecendo políticas públicas que garantam produção, preservação ambiental e bem-estar das próximas gerações”, afirmou.

O simpósio ocorre em um momento significativo, alinhado às discussões globais pós-COP 30, ampliando o olhar sobre os desafios climáticos e reforçando a necessidade de soluções baseadas em ciência, tecnologia e governança integrada para o uso responsável da água.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seag

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo