Erva-mate de Machadinho recebe Indicação Geográfica

Publicado em 10/02/2025 às 09:40

Compartilhe

2603

Foto: Freepik

A erva-mate produzida na região de Machadinho, no Rio Grande do Sul, recebeu o reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) na modalidade Indicação de Procedência (IP) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Esse selo de qualidade abrange as variedades Chimarrão, Tereré e Chá Mate Tostado, fabricadas tanto por métodos industriais quanto pelo tradicional processo artesanal barbaquá.

A área de produção da erva-mate reconhecida como IG engloba 10 municípios em um território contínuo de 2.716.868 km²: Barracão, Cacique Doble, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Sananduva, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São José do Ouro e Tupanci do Sul.

Essa conquista é resultado do trabalho da Associação dos Produtores de Erva-mate de Machadinho (Apromate), que solicitou o registro com o apoio do Sebrae. Segundo Hulda Giesbrecht, coordenadora de tecnologias portadoras de futuro do Sebrae Nacional, a IG valoriza os pequenos produtores que preservam as boas práticas, a cultura e a tradição da erva-mate da região.

“Ao comprar produtos com IG, o consumidor tem a garantia da qualidade, da origem e da reputação. Diferenciais que agregam valor e aumentam a competividade desses pequenos negócios rurais”, disse.

Com esse reconhecimento, o Brasil agora conta com 128 Indicações Geográficas, sendo esta a terceira voltada para a erva-mate, ao lado das regiões de São Matheus (PR) e Planalto Norte Catarinense (SC).

Indicações Geográficas e o apoio do Sebrae

O Sebrae Origens atua na valorização de territórios reconhecidos pela excelência de seus produtos e serviços, promovendo o registro de Indicação Geográfica (IG) junto ao INPI. Essa certificação contribui para a preservação da biodiversidade, do conhecimento e dos recursos naturais, impulsionando o desenvolvimento econômico local.

Além de agregar valor aos produtos tradicionais, a IG protege a identidade das regiões produtoras, destacando sua herança histórico-cultural única. Saiba mais sobre esse trabalho na página do Sebrae Origens.

Texto: Cibele Maciel/Sebrae

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral