Equipes da municipalidade desentopem esgotos pluviais em Marechal Floriano
Publicado em 07/01/2020 às 11:12
Verdadeiros lamaçais formados com terra e pedras, pequenos pedaços de telas, papelões e outros materiais descartados, que são lançados nos pisos das ruas acabam caindo nos esgotos pluviais passando pelas “bocas de lobo”, como são denominadas as tampas em forma de grades metálica.
Estes são os motivos dos entupimentos sequentes que determinam a paralisação de grande quantidade de água das chuvas nas ruas, nos dias chuvosos e posteriores, como ocorreu na semana anterior. Nesta manhã de terça-feira (07), uma equipe com um trator, um caminhão pipa e equipamentos especiais para desentupimento iniciaram cedo o trabalho no centro da cidade.
Duas entradas de águas procedentes de chuvas fortes e médias foram desentupidas. Foram retirados dos dois locais pelo menos dez carrinhos de mão com lama escurecida e fétida, que impediam a passagem normal das águas das chuvas nos bueiros. O material que entope é procedente principalmente dos pneus de veículos que trafegam em estradas vicinais e passam pelo centro da cidade.
O morador Paulino Ambrozini, um dos privilegiados com este trabalho, afirmou que a iniciativa é excelente, mas tem de ser realizada em um período mais estreito. “As pessoas que passam pela rua e calçadas não devem lançar qualquer tipo de material em descarte aleatoriamente e sim depositar nas lixeiras dos estabelecimentos comerciais e das vias da cidade”, solicita.

O comerciante Jonas Buss comenta que o que está sendo realizado nesta manhã é uma prova da responsabilidade do setor da municipalidade. “A terra dos pneus e os restos gerais não devem ser lançados nas ‘bocas de lobo’ porque entope os bueiros, coisa que não deveria acontecer jamais, porque é prejudicial a todos”, disse.