Encontros técnicos promovem práticas para fortalecer produção capixaba de tangerina

Publicado em 27/08/2025 às 14:05

Compartilhe

WhatsApp Image 2025-08-25 at 09.46.58 (1)

Em Domingos Martins, o encontro foi realizado na última sexta-feira (22), na comunidade Cristo Rei/ Foto: Divulgação Incaper

A tangerina está entre as frutas mais consumidas pelos brasileiros e tem no Espírito Santo um importante polo de produção. Em 2024, foram colhidas 27,4 mil toneladas, com destaque para a região serrana, onde Domingos Martins, Conceição do Castelo e Marechal Floriano respondem, juntos, por mais de 60% da safra estadual.

Para apoiar os agricultores e difundir práticas que garantam produtividade e qualidade, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e parceiros promoveram encontros técnicos nos três municípios, reunindo cerca de 190 participantes.

Em Domingos Martins, o encontro foi realizado na última sexta-feira (22), na comunidade Cristo Rei, distrito de Aracê. A programação em Conceição do Castelo ocorreu em 25 de junho, na comunidade de Santa Luzia, e em Marechal Floriano, no dia 15 de agosto, na localidade de Boa Esperança.

Em todas as localidades, pesquisadores e extensionistas do Incaper abordaram temas como implantação de pomares, calagem, adubação, poda, nutrição e manejo de pragas e doenças.

Além da atualização técnica, os encontros reforçaram o fortalecimento da cadeia produtiva e da comercialização. Na região, parte significativa da produção é destinada à Cooperativa de Empreendedores Rurais de Domingos Martins (Coopram), que abastece programas de alimentação escolar, inclusive em São Paulo. Esse mercado tem ampliado a renda dos agricultores e valorizado a fruta capixaba.

Outro destaque foi o alerta contra o greening, doença que já compromete pomares em São Paulo e Minas Gerais. A recomendação dos especialistas é priorizar mudas sadias, adquiridas de viveiristas registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária, como forma de prevenção.

“A região serrana tem condições muito favoráveis à produção da fruta. Mas é fundamental trabalhar com mudas sadias para evitar a introdução de doenças. Nosso foco é aumentar produtividade, qualidade e renda dos agricultores, garantindo competitividade para a tangerina capixaba”, ressaltou o extensionista do Incaper César Krohling, que participou de dois dos encontros.

Em Domingos Martins, maior produtor de tangerina do Espírito Santo, com 14,8 mil toneladas colhidas em 2023, a programação também incluiu discussões sobre aspectos econômicos da implantação de lavouras e a apresentação de tecnologias como o uso de drones na pulverização.

O evento ocorreu na propriedade do agricultor Davi Zandonadi, que avaliou a experiência como positiva. “Foi muito bom. Para mim, o evento trouxe conhecimentos que vão ser muito úteis principalmente nas áreas de nutrição do solo e controle de pragas e doenças”, afirmou o produtor.

Fonte: Incaper

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral