Empreendedorismo Feminino: Mulheres são maioria nos programas de formação e inovação capixaba

Publicado em 19/11/2025 às 13:41

Compartilhe

IMG_6249

Foto: Bernardo Barbosa/SECTI

O Espírito Santo registra um dos maiores índices de participação feminina em programas públicos de qualificação profissional, inovação e empreendedorismo no país. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), nesta segunda-feira (17), em alusão ao Dia do Empreendedorismo Feminino, lembrado em 19 de novembro.

De acordo com o levantamento, as mulheres representam ampla maioria em iniciativas estratégicas do Governo do Estado. No Qualificar ES, maior programa de formação profissional do Espírito Santo, as mulheres somam 86,1% dos alunos dos cursos online e 79,3% dos alunos presenciais. Na Trilha de Inovação do QEmpreendedor, voltada ao desenvolvimento de pequenos negócios, o índice de participação feminina chega a 87,8%.

A presença feminina também é expressiva nos cursos de pós-graduação ofertados pela Universidade Aberta Capixaba (UNAC) em parceria com Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Nas especializações em Educação e Direitos Humanos, Prevenção às Violências e Gestão em Saúde, por exemplo, as mulheres representam mais de 70% dos estudantes, chegando a 279 mulheres contra 36 homens na especialização em Prevenção às Violências, Promoção da Saúde e Cuidado Integral.

Na educação profissional, o cenário se repete. Entre 2022 e 2025, os Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs) registraram 61% de matrículas femininas, inclusive em áreas antes dominadas por homens, como Mecânica, Automação Industrial e Eletrotécnica. Já o programa Formação Avançada, contabiliza 88,3% de mulheres entre os mais de 85 mil participantes.

No ecossistema de inovação e empreendedorismo, os resultados também impressionam. O programa Sementes registra 74% de startups lideradas por mulheres, enquanto as incubadoras vinculadas à Secti alcançam 51,6% de participação feminina entre 2021 e 2025. Nos laboratórios de inovação social do Governo, o Cocreation Social Lab tem 82,1% de mulheres inscritas.

Outro destaque é o SEEDES, programa de aceleração pública de startups. Nas edições 1.0 e 2.0, 23% das startups aceleradas são lideradas por mulheres, posicionando o Espírito Santo como referência nacional em inovação inclusiva. Além disso, quase metade da equipe envolvida no programa é feminina, garantindo diversidade e fortalecendo a construção de soluções inovadoras.

Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, esses resultados mostram como políticas públicas consistentes podem transformar realidades. “Quando abrimos as portas da formação e da inovação, as mulheres entram, lideram e elevam o padrão de desenvolvimento do Espírito Santo. Elas são protagonistas desse movimento e impulsionam o crescimento do Estado em todas as áreas”, destaca o secretário.

As ações são desenvolvidas com apoio e parceria das universidades públicas, Sistema S, aceleradoras, incubadoras, prefeituras e instituições que compõem o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação do Espírito Santo.

O secretário reforça o convite para que mais mulheres participem dos programas e cursos gratuitos do Governo do Estado, ampliando oportunidades de formação, empreendedorismo e inovação. “Nosso compromisso é garantir que todas as mulheres capixabas tenham acesso a oportunidades reais de crescimento. Queremos ver ainda mais mulheres nos cursos, nos laboratórios, nas startups e na liderança dos novos negócios que estão moldando o futuro do Espírito Santo”, afirma Bruno Lamas.

Inscrições, editais e novas oportunidades estão disponíveis em: www.secti.es.gov.br

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secti

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral