Empoderamento feminino no mundo dos cavalos

Publicado em 08/03/2019 às 11:23

Compartilhe

Não é novidade que as mulheres vêm ocupando posições transformadoras e fundamentais para o desenvolvimento do mercado de cavalos no Espírito Santo.

Questões domésticas deixaram de ser exclusivas e limitantes para seus potenciais, e o empoderamento feminino trouxe perspectivas mais positivas para a inovação e gestão de haras, clínicas veterinárias e até competições especializadas.

O bom exemplo disso é Brendha Góes. Com apenas 17 anos, a jovem seguiu o exemplo do pai e montou em 2018 o seu próprio haras no interior de Guarapari, tornando-se assim umas das pioneiras da região a entrar nesse mundo completamente masculino.

“Não me senti intimidada, não. Cresci amando tanto os cavalos que resolvi virar criadora também. Hoje o nosso haras possui um plantel com 87 cavalos da raça Mangalarga Marchador”.

Brendha disse ainda que realiza todas as tarefas na lida com o seu criatório sem nenhum problema. “Faço a compra e venda dos animais, ajudo no preparo do silo e, quando é preciso, limpo as baias”, afirmou.

Dona de vinte troféus e quatro medalhas de ouros em competições “Três Tambores”, a amazona moradora de Vitória, Rafaella Martins (31) é outra mulher que merece destaque. Ela conta que o machismo, no seu caso, veio das mulheres. Mas isso só a fez ter mais vontade de vencer.

“Minhas amigas e primas me diziam que era um esporte inadequado para nós mulheres. Não desisti. Driblei esse obstáculo na minha, me dediquei ainda mais nas provas e hoje elas torcem muito por mim e vibram junto comigo a cada prêmio”, disse.

Outra área que era predominante masculina no Estado é a Medicina Veterinária especializada em equinos. Segundo médica veterinária do Jockey Clube de Vila Velha, Fernanda Texeira (36).

“Quando comecei a trabalhar rodando todo o Espírito Santo, isso lá em meados de 2007, só tinha eu e mais outra médica veterinária atendendo os criadores de cavalos. Na verdade, essa área da minha profissão é vista como bem masculina, mas ao longo dos anos fomos mostrando nossa capacidade e as pessoas começaram a nos respeitar”, finalizou.

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro