Empoderamento feminino no mundo dos cavalos

Publicado em 08/03/2019 às 11:23

Compartilhe

Não é novidade que as mulheres vêm ocupando posições transformadoras e fundamentais para o desenvolvimento do mercado de cavalos no Espírito Santo.

Questões domésticas deixaram de ser exclusivas e limitantes para seus potenciais, e o empoderamento feminino trouxe perspectivas mais positivas para a inovação e gestão de haras, clínicas veterinárias e até competições especializadas.

O bom exemplo disso é Brendha Góes. Com apenas 17 anos, a jovem seguiu o exemplo do pai e montou em 2018 o seu próprio haras no interior de Guarapari, tornando-se assim umas das pioneiras da região a entrar nesse mundo completamente masculino.

“Não me senti intimidada, não. Cresci amando tanto os cavalos que resolvi virar criadora também. Hoje o nosso haras possui um plantel com 87 cavalos da raça Mangalarga Marchador”.

Brendha disse ainda que realiza todas as tarefas na lida com o seu criatório sem nenhum problema. “Faço a compra e venda dos animais, ajudo no preparo do silo e, quando é preciso, limpo as baias”, afirmou.

Dona de vinte troféus e quatro medalhas de ouros em competições “Três Tambores”, a amazona moradora de Vitória, Rafaella Martins (31) é outra mulher que merece destaque. Ela conta que o machismo, no seu caso, veio das mulheres. Mas isso só a fez ter mais vontade de vencer.

“Minhas amigas e primas me diziam que era um esporte inadequado para nós mulheres. Não desisti. Driblei esse obstáculo na minha, me dediquei ainda mais nas provas e hoje elas torcem muito por mim e vibram junto comigo a cada prêmio”, disse.

Outra área que era predominante masculina no Estado é a Medicina Veterinária especializada em equinos. Segundo médica veterinária do Jockey Clube de Vila Velha, Fernanda Texeira (36).

“Quando comecei a trabalhar rodando todo o Espírito Santo, isso lá em meados de 2007, só tinha eu e mais outra médica veterinária atendendo os criadores de cavalos. Na verdade, essa área da minha profissão é vista como bem masculina, mas ao longo dos anos fomos mostrando nossa capacidade e as pessoas começaram a nos respeitar”, finalizou.

Veja também

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social

Polícia grappling

PMES promove o I Simpósio Estadual de Grappling Policial