Em quatro dias, Ministério da Saúde envia 8,6 milhões doses de vacinas Covid-19 para todo País

Publicado em 11/12/2021 às 11:52

Compartilhe

vacina-distribuida-para-o-brasil

Com a distribuição de 8,6 milhões de vacinas Covid-19 em quatro dias, o Ministério da Saúde envia doses para fortalecer a maior campanha de vacinação da história do Brasil. Nesta remessa, os estados e o Distrito Federal receberão mais de 1 milhão de doses do imunizante da Janssen, produzidas pela farmacêutica Johnson & Johnson, que estão destinados para a dose de reforço.

As entregas começaram na sexta-feira (3) quando foram enviadas 513 mil doses da vacina da Astrazeneca/Fiocruz e outras 5,4 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech. Na segunda distribuição, iniciada nesta terça-feira (7), serão entregues mais 1,5 milhões de doses do imunizante da Pfizer/BioNTech, além das vacinas da Janssen.

Os detalhes dessa distribuição e o quantitativo por estado estão nos 69º e 70º informes técnicos. 

Para assegurar a saúde das populações que vivem nas fronteiras, os estados que fazem divisa com outros países devem ter prioridade no recebimento de novas doses da vacina Janssen. O informe técnico destina 433,8 mil vacinas para esse grupo. A população de rua maior de 18 anos que já recebeu a vacina da farmacêutica também é público-alvo da dose de reforço. A eles, serão destinadas 619,2 mil doses.

A distribuição das vacinas segue critérios para garantir a igualdade na vacinação dos brasileiros em todas as Unidades da Federação. Com essa metodologia, o Ministério da Saúde distribui as doses para os estados e o Distrito Federal por faixa etária decrescente, levando em consideração a população acima de 18 anos que ainda não foi vacinada. O objetivo é tornar a campanha de vacinação equânime em todo o país. A Pasta trabalha para que a distribuição de vacinas seja feita em tempo recorde, seguindo todas as etapas de controle de qualidade e segurança das doses.

Dose de reforço

O Ministério da Saúde recomenda uma dose de reforço da vacina Covid-19 para todos os indivíduos maiores de 18 anos. A imunização deverá ser administrada 5 meses após a última dose do esquema vacinal primário dos imunizantes Pfizer, Astrazeneca e Coronavac. A vacina a ser utilizada para a dose de reforço deve ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer/Wyeth). Na falta deste imunizante, podem ser usadas as vacinas de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca), independentemente do esquema vacinal primário.

Pessoas que tomaram o imunizante da Janssen também devem receber a dose de reforço. Nesta segunda aplicação deve ser usada a mesma vacina no intervalo de dois a seis meses depois da primeira dose.

Pátria vacinada

Desde o começo da campanha de vacinação, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 378,5 milhões de doses para todo o país. A primeira dose já chegou para mais de 159,3 milhões de brasileiros, o que representa 90% da população-alvo. Deste público, 77,5% já completaram o ciclo vacinal, ou seja, 137,2 milhões de brasileiros.

Fonte: Ministério da Saúde

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro