Educadores capixabas recebem medalha Renato Pacheco em sessão solene na Ales

Publicado em 07/08/2025 às 09:00

Compartilhe

corpo_49170_KamylaPassos

Foto: Kamyla Passos

Vinte e nove profissionais da educação foram homenageados, na tarde desta quarta-feira (6), durante sessão solene da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Eles receberam a medalha “Educador Capixaba Renato Pacheco”, concedida pela Comissão de Educação da Casa a educadores e instituições que se destacam no setor educacional.

A solenidade foi aberta pelo presidente do colegiado, deputado Marcos Madureira (PP), que destacou o caráter simbólico da homenagem. “Esta medalha não é apenas para os que estão aqui presentes, mas para todos os professores do nosso estado — inclusive aqueles que já partiram, como meu pai e minha mãe, ambos educadores”, declarou.

O vice-presidente da Comissão, deputado Dary Pagung (PSB), ressaltou a importância da presença de educadores de diversas regiões capixabas na sessão. Ele também relembrou o legado de Renato Pacheco, que dá nome à condecoração. “Foi um historiador e professor que permanece na memória dos capixabas. Precisamos sempre estudar sua obra e valorizar sua contribuição para a educação e a cultura do Espírito Santo”, afirmou.

Educação como caminho de transformação

Presente à cerimônia, o deputado Gandini (PSD) destacou que a medalha é um reconhecimento do Estado ao trabalho dos educadores. Ele compartilhou sua história pessoal, lembrando que é filho de professora e que a educação foi decisiva em sua trajetória. “Sei das dificuldades enfrentadas pelos profissionais, especialmente em relação a salários e condições de trabalho. A educação é o único caminho real de transformação do país”, pontuou.

O deputado Fábio Duarte (Rede) também mencionou sua origem em uma família de educadores e sua vivência na rede pública de ensino. “Sei, por experiência própria, como a educação transforma vidas e abre oportunidades. Estudei em escola pública, assim como meus filhos”, destacou.

Reconhecimento e desafios

Representando os secretários municipais de Educação, o titular da pasta em Domingos Martins, Rêndrick Schwambach, falou dos desafios enfrentados na gestão escolar. “Venho de uma família de educadores e sei que muitos, no início da carreira, pensam em desistir. A rotina escolar é desafiadora, e esses desafios só aumentam”, afirmou.

O prefeito de Jerônimo Monteiro, Zé Valério (PSD), também destacou o papel transformador da educação. “Sou filho de professora da rede pública e reconheço o impacto que esses profissionais têm em suas comunidades. A vocês, nosso agradecimento sincero”, declarou.

Para o supervisor da Comissão de Educação da Ales, José Roberto Martins Aguiar, mesmo diante das dificuldades, os educadores seguem firmes no propósito de garantir uma educação de qualidade. “Hoje fazemos um manifesto público pela valorização dos professores. Educação deve ser prioridade concreta, não apenas discurso”, disse.

Compromisso renovado com a educação

Discursando em nome dos homenageados, a secretária municipal de Educação de São Mateus, Edna Rossim, exaltou o legado de Renato Pacheco como defensor da escola pública, da cultura e da memória capixaba. “Um homem que acreditava na potência do conhecimento como ferramenta de emancipação e justiça social. Seu legado permanece vivo em cada professor que persevera e em cada estudante que sonha”, declarou.

Segundo Rossim, a medalha também é um chamado à responsabilidade. “Educar é um ato de coragem. Ser educador é se doar, estudar, enfrentar os desafios e formar cidadãos. Seguimos acreditando na educação como motor de transformação social, política e econômica”, concluiu.

Encerrando a cerimônia, o deputado Marcos Madureira recordou que, historicamente, a educação foi marcada pela presença majoritária de mulheres, que muitas vezes eram vistas como segundas mães dos alunos. “Essa é uma homenagem sincera e necessária. Vocês são essenciais para nossa sociedade. Muito obrigado por tudo”, finalizou.

Autoridades presentes

Além dos parlamentares e homenageados, compuseram a mesa de honra os prefeitos Eduardo Ramos (Domingos Martins) e Helinho (Atílio Vivácqua); os secretários municipais de Educação Simone Soares (Ibatiba), Juliana Rohsner (Vitória), Ângela Merícia Cavati (Viana) e Vanderson Valadares Campos (Alegre), que também preside a Undime/ES; e o subsecretário de Estado da Educação, Vinicius Simões.

A sessão contou ainda com a presença de vereadores, professores, estudantes e convidados. A programação foi encerrada com apresentação cultural da banda escolar da Emef Eugênio Pinto Sant’Anna, de São Miguel, Domingos Martins, formada por 23 estudantes sob a regência da maestrina Simone Vesper.

Sobre a medalha

Criada por meio da Resolução 2.172/2004, e atualizada pelas resoluções 4.899/2017 e 8.774/2023, a medalha “Educador Capixaba Renato Pacheco” é concedida a profissionais e instituições das redes pública e privada que contribuem significativamente para a educação no Espírito Santo.

Fonte: Ales

Veja também

54990387814_39c1d28297_o

Lula vê última chance para acordo Mercosul e UE durante cúpula do Mercosul

IMG-20250310-WA0064 (1)

Prêmio Melhores do Esporte anuncia vencedores nesta quinta (18)

capa_49984_CAFEGovernoES

Deputados aprovam incentivo fiscal para comércio de café cru

HQF_1296-1

O Governo do Estado realizou o III Seminário de Práticas Exitosas do PROETI

Lidiney-1024x687-Foto- Fabricio Ribeiro

Após Comissão Processante, vereadores avançam com CPI contra Lidiney Gobbi

4a2bbe03-fffc-4f51-b871-3f34df92d058

Governo do Brasil lança linha de crédito de R$ 6 bilhões para apoiar caminhoneiros na compra de veículos

Café-capa-mão- FOTO- JULIO HUBER

Aprovado no Senado o Projeto de Lei dos safristas

Design Marcel Carone1

Autismo: um modo próprio de perceber, aprender e se relacionar com o mundo