Ecoporanga promove eventos técnicos sobre cacau e café conilon

Publicado em 24/09/2025 às 09:07

Compartilhe

Imagem do WhatsApp de 2025-09-14 à(s) 19.23.53_bd35dd1e

Foto: Robson Alves/Incaper

Com o objetivo de difundir boas práticas agrícolas, o município de Ecoporanga sediou, em setembro, dois eventos técnicos voltados às culturas do cacau e do café conilon. As ações foram realizadas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com outras instituições, e reuniram cerca de 150 participantes entre produtores rurais e técnicos da região.

No dia 12, o Sítio Brandemburg, em Córrego do Paraíso, recebeu o “Dia Especial: Cacauicultura – do Plantio à Colheita”. O extensionista do Incaper, Felipe Vilas Boas, apresentou orientações sobre todas as etapas da cultura do cacau, do plantio à colheita. Embora ainda incipiente em Ecoporanga, a cacauicultura vem despertando interesse dos produtores, impulsionada pela valorização do fruto nos mercados nacional e internacional.

Já em 19 de setembro, foi a vez do assentamento Boa Vista, em Córrego Vermelho, sediar o “Dia Especial sobre Café Conilon”, uma das atividades agrícolas mais relevantes do município. A programação incluiu palestras sobre manejo sustentável da água, conduzida pelo extensionista Felipe Lopes Neves; estratégias de manejo biológico, com o engenheiro agrônomo Felipe de Tássio (Agrobiológica); e boas práticas no cultivo do conilon, apresentadas pelo extensionista Welington Braida Marré.

Segundo o coordenador do escritório local do Incaper, Ecoporanga vive um momento de expansão na cafeicultura e na cacauicultura, favorecido pelos bons preços da saca de café e da arroba do cacau. “O preço da terra ainda é atrativo em comparação a outros municípios da região norte, o que tem incentivado novos investimentos. Mesmo com áreas de relevo acidentado, são terras cultiváveis e com grande potencial produtivo”, destacou.

Ele ressalta a importância de iniciativas como os Dias Especiais: “Esses eventos são fundamentais porque trazem aos produtores novas tecnologias e práticas de manejo sustentáveis. O papel do Incaper é justamente esse: difundir conhecimento, sempre priorizando a viabilidade técnica e econômica dos projetos”.

Para o coordenador, o futuro do município está na qualidade. “Na cafeicultura e na cacauicultura, é hora de pensar e trabalhar na produção de grãos e amêndoas diferenciados. Investir em café especial, por exemplo, é uma excelente oportunidade para os produtores locais”, concluiu.

Fonte: Incaper

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo