Ecoporanga promove eventos técnicos sobre cacau e café conilon

Publicado em 24/09/2025 às 09:07

Compartilhe

Imagem do WhatsApp de 2025-09-14 à(s) 19.23.53_bd35dd1e

Foto: Robson Alves/Incaper

Com o objetivo de difundir boas práticas agrícolas, o município de Ecoporanga sediou, em setembro, dois eventos técnicos voltados às culturas do cacau e do café conilon. As ações foram realizadas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com outras instituições, e reuniram cerca de 150 participantes entre produtores rurais e técnicos da região.

No dia 12, o Sítio Brandemburg, em Córrego do Paraíso, recebeu o “Dia Especial: Cacauicultura – do Plantio à Colheita”. O extensionista do Incaper, Felipe Vilas Boas, apresentou orientações sobre todas as etapas da cultura do cacau, do plantio à colheita. Embora ainda incipiente em Ecoporanga, a cacauicultura vem despertando interesse dos produtores, impulsionada pela valorização do fruto nos mercados nacional e internacional.

Já em 19 de setembro, foi a vez do assentamento Boa Vista, em Córrego Vermelho, sediar o “Dia Especial sobre Café Conilon”, uma das atividades agrícolas mais relevantes do município. A programação incluiu palestras sobre manejo sustentável da água, conduzida pelo extensionista Felipe Lopes Neves; estratégias de manejo biológico, com o engenheiro agrônomo Felipe de Tássio (Agrobiológica); e boas práticas no cultivo do conilon, apresentadas pelo extensionista Welington Braida Marré.

Segundo o coordenador do escritório local do Incaper, Ecoporanga vive um momento de expansão na cafeicultura e na cacauicultura, favorecido pelos bons preços da saca de café e da arroba do cacau. “O preço da terra ainda é atrativo em comparação a outros municípios da região norte, o que tem incentivado novos investimentos. Mesmo com áreas de relevo acidentado, são terras cultiváveis e com grande potencial produtivo”, destacou.

Ele ressalta a importância de iniciativas como os Dias Especiais: “Esses eventos são fundamentais porque trazem aos produtores novas tecnologias e práticas de manejo sustentáveis. O papel do Incaper é justamente esse: difundir conhecimento, sempre priorizando a viabilidade técnica e econômica dos projetos”.

Para o coordenador, o futuro do município está na qualidade. “Na cafeicultura e na cacauicultura, é hora de pensar e trabalhar na produção de grãos e amêndoas diferenciados. Investir em café especial, por exemplo, é uma excelente oportunidade para os produtores locais”, concluiu.

Fonte: Incaper

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social