EBC e Secom reúnem assessorias de ministérios para apresentar cobertura da COP 30
Publicado em 26/09/2025 às 08:22
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) reuniu, nesta quinta-feira (25), assessores de comunicação de ministérios do governo federal envolvidos na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece em novembro, em Belém (PA). A estatal será a emissora anfitriã oficial do evento.
No encontro, promovido pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR), a EBC apresentou a estrutura de transmissão e cobertura da participação do Brasil na conferência.
O presidente da empresa, Andre Basbaum, destacou a relevância do trabalho conjunto. “A EBC vai ser a emissora anfitriã da COP30, podendo chegar a 11 sinais de transmissão simultânea, base para a distribuição de sinal em todo o Brasil. É fundamental conhecer as ações de cada ministério e autoridade para termos material abrangente e acessível”, disse.
Já o superintendente de Serviços de Comunicação, Juan Pessoa, afirmou que a reunião marcou o início do processo de alinhamento. “Teremos uma cobertura robusta e estamos à disposição para dar visibilidade às principais políticas públicas do governo federal para o país e para o mundo”, afirmou.
Representando a Secom, George Marques reforçou a necessidade de articulação entre os órgãos. “A COP será um grande desafio. Esse primeiro encontro é essencial para alinharmos a comunicação”, disse.
Participaram do encontro representantes dos ministérios do Meio Ambiente, Relações Exteriores, Povos Indígenas, Fazenda, Educação, Cidades, Turismo, Agricultura, Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social, Saúde, Minas e Energia, Ciência e Tecnologia, além da Casa Civil e da presidência da COP. Entre os temas discutidos estavam linguagem acessível, regionalização do conteúdo e planejamento prévio.
Estrutura da EBC na COP30
Com expectativa de reunir mais de 50 mil pessoas, entre chefes de Estado, diplomatas e ambientalistas, a COP30 contará com uma operação técnica inédita da EBC. A estatal será responsável pela geração e distribuição dos sinais oficiais, mobilizando mais de 300 profissionais. A cobertura incluirá 42 sinais simultâneos, estúdios de rádio e TV, IPTV com mais de 330 pontos de exibição e transmissões em UHD 4K, padrão mais avançado de qualidade de imagem.
Fonte: Agência Gov | Via EBC