E&L atende 16 das 20 melhores cidades em portais da transparência no Estado

Publicado em 14/06/2017 às 20:25

Compartilhe

Uma recente pesquisa do Ministério Público Federal (MPF) – o Ranking nacional da Transparência – ganhou bastante repercussão nos últimos dias. A pesquisa fez o levantamento sobre o funcionamento dos portais da transparência dos estados e municípios.

Para o grupo E&L os resultados da pesquisa são motivos de comemoração. É que a E&L é uma empresa especializada no setor de soluções em Tecnologia da Informação e desenvolve sistemas integrados para gestão pública, inclusive os que dão suporte para portais de transparência de municípios.

Os resultados da pesquisa apontaram que os municípios atendidos pela E&L tiveram um aumento na nota de cerca de 26%, elevando o nível no resultado final. Foram 16 clientes da E&L entre os 20 melhores do Estado.

A empresa da suporte com sistemas que proporcionam facilidades de operação tanto pelos órgãos públicos que são os responsáveis por alimentar esses portais com os dados, como para o cidadão usuário

Conforme a pesquisa, que pode ser consultada no www.rankingdatransparencia.mpf.mp.br, o Espírito Santo tirou nota 10. Dentre os municípios capixabas, o destaque ficou com Venda Nova do Imigrante (ES), que alcançou a nota 10. Mais cidades que tiveram um bom resultado foi Santa Teresa, que alcançou a nota 9,7 e Afonso Cláudio com 9,5. Outros municípios também apareceram bem posicionados e maioria utiliza o sistema da E&L nesses portais.

Além de atender praticamente a todo o Espírito Santo, a E&L tem motivos para comemorar em outros estados. Um exemplo foi em Vitória da Conquista (BA), o município teve um aumento significativo quanto a divulgação dos dados e obteve um aumento de 23% na nota chegando ao quinto lugar do ranking estadual com 9,3; e Rio Claro (RJ), que teve um aumento de 22% na confiabilidade, atingindo 8,5 passando ocupar a 16ª posição.

Ao todo no país, foram pesquisados 5.567 municípios, além dos 26 estados mais o Distrito Federal.Para o diretor geral da E&L, Estevão Holz, os dados apresentados pela pesquisa nacional são motivadores para a empresa.

“Isso nos estimula a cada vez mais aprimorar nossos produtos e serviços. Também é gratificante por sabermos que estamos contribuindo com a nossa parte para administrações municipais mais transparentes e para um Estado e pais melhor”.

Certificação

Ainda no mês de maio, a E&L conquistou mais um indicador de qualidade e eficiência ao receber o Selo de Acessibilidade para Pessoas com Deficiências e Limitações pelo sistema desenvolvido para os sites da transparência. O Selo é concedido pela organização Da Silva, primeiro avaliador de acessibilidade em português de websites do Brasil.

Para João Paulo Rodrigues Santos, responsável pelo sistema Portal da Transparência da empresa E&L, a conquista do selo tem um duplo significado.

“Nosso sistema não só contribuiu com o direito do cidadão de acessar as informações públicas, mas também a eliminação de barreiras que deterioram o acesso pleno à informação para quem tem algum tipo de limitação”, frisou.

Conheça mais a E&L no www.el.com.br.

Saiba mais:

Manter esses portais da transparência atualizados na internet é um item para o cumprimento das regras da Lei 12.527/ 2011, conhecida como a Lei de Acesso à Informação.

A lei define que os estados e municípios brasileiros devem divulgar e garantir o acesso da informação quanto ao destino dos orçamentos públicos, além de assegurar o direito fundamental de acesso à informação a serem executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública.

Com isso, as repartições públicas devem manter um portal divulgando todos os trâmites do dinheiro público.

A pesquisa feita pelo Ministério Público Federal (MPF) e divulgada em maio avalia o nível dos portais da Transparência em todo o país, trazendo uma série de normas que podem para o controle dos gastos públicos.

A última pesquisa, realizada em 2015, apontou que o índice Nacional de Transparência no Brasil era de 3,92. Mas em 2016 este número subiu para 5,21, um aumento de 33%.

De acordo com o site do MPF, os Estados e municípios que ainda descumprem as leis de transparência serão acionados judicialmente.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral