Duas Meias-noites

Publicado em 20/02/2018 às 12:33

Compartilhe

Alvíssaras, alvíssaras! Acabou o horário de verão! Inimigo declarado do “fenômeno”, como esperei que ele terminasse para escrever isso! Se você é um entusiasta, pare por aqui. Esta crônica não é uma ode, mas um ódio ao horário que me faz dormir sem vontade, acordar mais cedo (quando não tenho insônia), perder o apetite e ficar indisposto. Além de fazer minha manhã passar em um estalar de dedos.

Estava pesquisando sobre a polêmica. Segundo consta, o primeiro a aventar o horário de verão foi Benjamin Franklin, numa época em que nem luz elétrica havia! Porém, reputa-se ao neozelandês George Hudson a ideia moderna do horário, sob as mesmas alegações de hoje: economia de energia, aumento do período vespertino. A ideia pegou em alguns países europeus durante a Primeira Guerra Mundial e se alastrou pelo mundo. Chegou ao Brasil em 1931.

Eu consigo imaginar que, em países do Hemisfério Norte, isso seja interessante. Lá, por questões de latitude, o sol se põe mais tarde, mesmo, durante o verão. Lembro-me que, na França, a noite caía depois das 21h e era, no mínimo, engraçado ver a turma dizer bonjour até tarde. Aqui no Brasil, ao menos, no meu Espírito Santo, a única coisa que dá é esticar até as 19h. Logo, para aqueles que acham legal sair do trabalho às 18h com o sol a pino, se ficarem presos em um engarrafamento, babau!

Essa história de poupar energia, também, já caiu por terra. No Brasil, em 2016, a economia foi de 0,5% nos Estados que adotaram o horário. Esperava-se economizar R$ 240 milhões. Conseguiu-se R$ 162 milhões. Pouco mais da metade. Em um país que esbanja dinheiro de forma ineficaz (quando não escusa), eu me pergunto se faz alguma diferença. Em tempo, leitor: não me venha com esse papo de segurança! Vagabundo, neste país, anda roubando em plena luz do dia. Com ou sem horário de verão!

Bom, você deve estar se perguntando: “Mas, Anax, você não vê absolutamente nada de positivo nisso tudo?” Pois é, leitor… tem sim. Uma coisa só. Muitos anos atrás, assisti a uma matéria, na televisão, que me marcou. A jornalista elencava, dentre as possíveis “benesses”, o fato de, com o fim do horário, haver duas meias-noites. Realmente, há algo de bom nisso: se você combinar de beijar a pessoa amada às 24h, você a beija duas vezes. E se você não combinou, vai ter que esperar o próximo ano para fazer.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral