Drones vão ajudar a ampliar o monitoramento hidrológico no Estado

Publicado em 29/04/2023 às 10:35

Compartilhe

Drones-vao-ajudar-a-ampliar-o-monitoramento-hidrologico-no-Estado

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), dando sequência às ações de fortalecimento da gestão hídrica no Estado, está utilizando drones, veículo aéreo não tripulado e controlado remotamente, para aperfeiçoar e ampliar o monitoramento hidrológico e as fiscalizações de segurança de barragens.

Os drones, adquiridos recentemente, são capazes de chegar a lugares de difícil acesso e produzir fotos e vídeos que possibilitam o mapeamento e uma fiscalização mais ampla e eficaz.

Uma equipe da Agerh esteve nos municípios de Itapemirim e Anchieta neste mês de abril, para realizar um mapeamento aéreo em algumas áreas da região. No município de Itapemirim, foram feitas imagens do rio Muqui, com o objetivo de auxiliar a prefeitura municipal na elaboração de estudos para viabilizar ações de prevenções de cheias nessas áreas.

Para o gerente de gestão e infraestrutura hídrica da Agerh, Rafael Wolfgramm, os drones contribuem muito para as ações da Agência em todo o Estado.

“Os drones tem uma função muito importante para o setor de fiscalização, pois eles conseguem mapear microbacias de forma mais eficaz e permitem visualizar amplamente todos os usos da água. Além disso, possibilita que a Agerh apoie os diversos municípios do Estado na proposição de alternativas para garantia da segurança hídrica”, pontuou Rafael.

No município de Anchieta, na região de Jabaquara, os drones foram utilizados para realizar vistoria de barragens. Com a ação, foi possível notificar um proprietário de barragem por falta de cadastro de segurança.

Importante destacar que as barragens são de responsabilidade do empreendedor, que deve manter todas as documentações e cadastros em dia, bem como a manutenção e operação correta da barragem.

Ainda no município de Anchieta, a equipe técnica da Agerh realizou um treinamento prático de pilotagem de drone, que foi acompanhado pelo gerente de gestão e infraestrutura hídrica da Agerh, Rafael Wolfgramm.

“A Agerh mantém sempre uma importante vertente de capacitação dos servidores e dessa vez não foi diferente, pois a gestão entende a importância do aprimoramento tecnológico dos processos internos e externos, principalmente na fiscalização, criando uma condição de mais eficiência e menor gasto público”, destacou o gerente.

Fonte: Agerh

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro