Doze anos após brilharem nos gramados capixabas, Neymar e Philippe Coutinho se enfrentam na final da Champions League

Publicado em 21/08/2020 às 11:36

Compartilhe

A final da UEFA Champions League entre Paris Saint-Germain e Bayern de Munique, marcada para o próximo domingo (23), colocará em lados opostos os amigos Neymar e Philippe Coutinho. Há 12 anos, os dois jogadores davam seus primeiros passos no futebol em gramados capixabas.

Neymar e Philippe Coutinho, hoje grandes estrelas das equipes francesa e alemã, respectivamente, no dia 27 de julho de 2008 se enfrentaram pela final da primeira edição da Copa do Brasil Sub-17, que foi disputada entre Santos e Vasco da Gama, no Estádio Salvador Costa, também conhecido como Ninho da Águia, em Vitória.

Organizada pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), a competição colocou de um lado Neymar, ainda com 16 anos, defendendo as cores do Santos e, do outro, Coutinho, também com 16 anos e já negociado com a Internazionale, da Itália, por 3,8 milhões de euros, jogando pelo Vasco da Gama.

Com a bola rolando, Coutinho, que teve um gol anulado por impedimento, começou a levar a melhor no duelo logo com um minuto de jogo, quando o meio-campo do Vasco, João Marcos, abriu o placar numa cobrança de falta. A resposta de Neymar veio sete minutos depois, com o mesmo fazendo um belo gol, também em cobrança de falta.

Na segunda etapa, após Coutinho desperdiçar mais uma chance com um minuto de jogo, o Vasco retomou a vantagem no placar aos quatro minutos, quando o lateral Laniyan Neves foi ao fundo e cruzou na área para o atacante e artilheiro do campeonato com cinco gols, Willen, marcar o gol.

Com a vantagem no placar, a equipe de Coutinho continuou dominando as ações do jogo, com o mesmo parando mais uma vez no goleiro do Santos e, assim, conseguiu assegurar o título do torneio que foi disputado no Espírito Santo até a edição 2012. Reveja no vídeo abaixo os melhores momentos daquela partida.

https://youtu.be/BstdtyKIxPk

Final pode valer dois títulos para Neymar – Grande estrela da equipe e contratado em 2017 por 222 milhões de euros, Neymar vai tentar levar o Paris Saint-Germain à sua primeira taça de UEFA Champions League. Mas, mais do que isso, o título poderá ajudar o brasileiro na conquista de outra premiação: o prêmio de melhor jogador do mundo, ofertado pela FIFA.

Apontando por muitos como um dos grandes favoritos para levar o prêmio que, por conta da pandemia do coronavírus teve sua cerimônia cancelada e não tem uma data de realização definida, Neymar enfrentará outro forte candidato ao prêmio de melhor do mundo: o atacante polonês Robert Lewandowski.

Ambos tiveram uma excelente temporada, com títulos e muitos gols. Lewandowski é o artilheiro desta edição Champions com 15 gols e já conquistou pelo Bayern o Campeonato Alemão e a Copa da Alemanha, enquanto que Neymar já levou pelo PSG as taças do Campeonato Francês, Copa da França e Copa da Liga Francesa, e agora busca seu segundo troféu da competição europeia. Promessa de um ótimo jogo.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral