Doze anos após brilharem nos gramados capixabas, Neymar e Philippe Coutinho se enfrentam na final da Champions League

Publicado em 21/08/2020 às 11:36

Compartilhe

A final da UEFA Champions League entre Paris Saint-Germain e Bayern de Munique, marcada para o próximo domingo (23), colocará em lados opostos os amigos Neymar e Philippe Coutinho. Há 12 anos, os dois jogadores davam seus primeiros passos no futebol em gramados capixabas.

Neymar e Philippe Coutinho, hoje grandes estrelas das equipes francesa e alemã, respectivamente, no dia 27 de julho de 2008 se enfrentaram pela final da primeira edição da Copa do Brasil Sub-17, que foi disputada entre Santos e Vasco da Gama, no Estádio Salvador Costa, também conhecido como Ninho da Águia, em Vitória.

Organizada pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), a competição colocou de um lado Neymar, ainda com 16 anos, defendendo as cores do Santos e, do outro, Coutinho, também com 16 anos e já negociado com a Internazionale, da Itália, por 3,8 milhões de euros, jogando pelo Vasco da Gama.

Com a bola rolando, Coutinho, que teve um gol anulado por impedimento, começou a levar a melhor no duelo logo com um minuto de jogo, quando o meio-campo do Vasco, João Marcos, abriu o placar numa cobrança de falta. A resposta de Neymar veio sete minutos depois, com o mesmo fazendo um belo gol, também em cobrança de falta.

Na segunda etapa, após Coutinho desperdiçar mais uma chance com um minuto de jogo, o Vasco retomou a vantagem no placar aos quatro minutos, quando o lateral Laniyan Neves foi ao fundo e cruzou na área para o atacante e artilheiro do campeonato com cinco gols, Willen, marcar o gol.

Com a vantagem no placar, a equipe de Coutinho continuou dominando as ações do jogo, com o mesmo parando mais uma vez no goleiro do Santos e, assim, conseguiu assegurar o título do torneio que foi disputado no Espírito Santo até a edição 2012. Reveja no vídeo abaixo os melhores momentos daquela partida.

https://youtu.be/BstdtyKIxPk

Final pode valer dois títulos para Neymar – Grande estrela da equipe e contratado em 2017 por 222 milhões de euros, Neymar vai tentar levar o Paris Saint-Germain à sua primeira taça de UEFA Champions League. Mas, mais do que isso, o título poderá ajudar o brasileiro na conquista de outra premiação: o prêmio de melhor jogador do mundo, ofertado pela FIFA.

Apontando por muitos como um dos grandes favoritos para levar o prêmio que, por conta da pandemia do coronavírus teve sua cerimônia cancelada e não tem uma data de realização definida, Neymar enfrentará outro forte candidato ao prêmio de melhor do mundo: o atacante polonês Robert Lewandowski.

Ambos tiveram uma excelente temporada, com títulos e muitos gols. Lewandowski é o artilheiro desta edição Champions com 15 gols e já conquistou pelo Bayern o Campeonato Alemão e a Copa da Alemanha, enquanto que Neymar já levou pelo PSG as taças do Campeonato Francês, Copa da França e Copa da Liga Francesa, e agora busca seu segundo troféu da competição europeia. Promessa de um ótimo jogo.

Veja também

medicina na ufes de sao matheus

Governador participa do lançamento da instalação de Curso de Medicina na Ufes em São Mateus

portrait-women-women-s-day

Julho das Pretas celebra protagonismo das mulheres negras em todo o Espírito Santo

Transcapixaba Hike and Fly

Transcapixaba Hike and Fly encerra travessia pelo sul do Estado com recorde de atletas

tank against the background of dollars. Concept of war.

Guerra tarifária é vista como negativa pelos pequenos negócios

woman-stretching-nature

Encontre seu ritmo: o poder do autocuidado e da atividade física

clube capixaba de handebol feminino

Clube Capixaba representa o Espírito Santo no Brasileiro de Handebol Feminino

estudantes capixabas no camping escolar paralimpico

Estudantes capixabas participam da 2ª fase do Camping Escolar Paralímpico em São Paulo

vacinação nas escolas

Brasil avança na vacinação de crianças e adolescentes com 1 milhão de doses aplicadas nas escolas