Domingos Martins recebe evento Movimento de Rua para celebrar arte urbana e periférica

Publicado em 23/05/2025 às 08:51

Compartilhe

capa 23

Texto: Bruno Caetano / Foto: Divulgação

A arte urbana ganha espaço e protagonismo, em Domingos Martins. , com a chegada do evento Movimento de Rua, que será realizado na Praça Dr. Arthur Gerhardt, neste sábado (24), às 17h. A iniciativa propõe transformar o espaço público em um palco aberto para manifestações artísticas ligadas à cultura de rua, promovendo diversidade, criatividade e pertencimento.

O movimento reúne três coletivos culturais: Batalha Du MF, de Marechal Floriano; Movimento Lajota e Projeto Ritmo, ambos de Domingos Martins. A proposta é integrar diferentes expressões artísticas, como batalhas de rima, poesia falada, capoeira, dança e música, oferecendo ao público uma experiência cultural plural e acessível.

À frente da organização estão nomes como Verena, MC, produtora e mestre de cerimônia; GV, diretor da Batalha Du MF; Matheus, do Projeto Ritmo; Guilherme Effgen, do Movimento Lajota; e Lores, também da Batalha Du MF. “Queremos mostrar que o interior tem movimento e voz. A arte de rua não precisa estar só nos grandes centros. Ela é viva aqui também, na nossa realidade”, afirma MC Verena.

A programação do Movimento de Rua é diversa e reúne atrações como o Slam Bom Pastor, coletivo de poesia falada de Viana, que aborda temas sociais e afetivos por meio da palavra. Também estão previstas apresentações de capoeira, com os instrutores Leonardo Nunes Mariano, de Vila Velha, e Kate Souza, de Viana.

Haverá ainda uma apresentação de break dance com a dançarina Turimã. A apresentação final é aguardada batalha de rimas que conta com 16 MCs, dois jurados e dois mestres de cerimônia. “Nós acreditamos que a arte tem poder de transformação social. Por isso, mesmo sem apoio, seguimos resistindo com o que temos: voz, talento e vontade de mudar a realidade”, destaca. Arte urbana como transformação social
Criada em outubro de 2023, a Batalha Du MF surgiu com o propósito de oferecer uma alternativa cultural positiva aos jovens de Marechal Floriano e arredores. O coletivo atua em praças, pistas de skate e até em escolas da região. Atualizações sobre o evento podem ser acompanhadas no perfil oficial da Batalha Du MF no Instagram: @batalha_du_mf.

“Levamos a linguagem do hip-hop para dentro das escolas e vimos alunos se conectarem de um jeito que poucas vezes acontece nas salas de aula. A arte fala a língua deles. Ela acolhe, ensina, empodera”, relata. Segundo ela, o movimento também nasce como uma forma de romper com estigmas ainda muito presentes. “O hip-hop é historicamente marginalizado. Fazer esse tipo de evento em praça pública é um ato de afirmação. Estamos dizendo: estamos aqui, existimos, criamos e temos o direito de ocupar”, afirma.

Serviço:
Evento: Movimento de Rua
Data: 24 de maio (sábado)
Horário: A partir das 17h
Local: Praça Dr. Arthur Gerhardt, Domingos Martins – ES
Entrada: Gratuita

Veja também

corpo_50018_Deputado-Toninho-da-Emater--Comissao-de-Cultura--17062025LucasSCostaa

Projeto autoriza criação de Carteira Estadual de Docente no ES

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas