Domingos Martins recebe evento Movimento de Rua para celebrar arte urbana e periférica

Publicado em 23/05/2025 às 08:51

Compartilhe

capa 23

Texto: Bruno Caetano / Foto: Divulgação

A arte urbana ganha espaço e protagonismo, em Domingos Martins. , com a chegada do evento Movimento de Rua, que será realizado na Praça Dr. Arthur Gerhardt, neste sábado (24), às 17h. A iniciativa propõe transformar o espaço público em um palco aberto para manifestações artísticas ligadas à cultura de rua, promovendo diversidade, criatividade e pertencimento.

O movimento reúne três coletivos culturais: Batalha Du MF, de Marechal Floriano; Movimento Lajota e Projeto Ritmo, ambos de Domingos Martins. A proposta é integrar diferentes expressões artísticas, como batalhas de rima, poesia falada, capoeira, dança e música, oferecendo ao público uma experiência cultural plural e acessível.

À frente da organização estão nomes como Verena, MC, produtora e mestre de cerimônia; GV, diretor da Batalha Du MF; Matheus, do Projeto Ritmo; Guilherme Effgen, do Movimento Lajota; e Lores, também da Batalha Du MF. “Queremos mostrar que o interior tem movimento e voz. A arte de rua não precisa estar só nos grandes centros. Ela é viva aqui também, na nossa realidade”, afirma MC Verena.

A programação do Movimento de Rua é diversa e reúne atrações como o Slam Bom Pastor, coletivo de poesia falada de Viana, que aborda temas sociais e afetivos por meio da palavra. Também estão previstas apresentações de capoeira, com os instrutores Leonardo Nunes Mariano, de Vila Velha, e Kate Souza, de Viana.

Haverá ainda uma apresentação de break dance com a dançarina Turimã. A apresentação final é aguardada batalha de rimas que conta com 16 MCs, dois jurados e dois mestres de cerimônia. “Nós acreditamos que a arte tem poder de transformação social. Por isso, mesmo sem apoio, seguimos resistindo com o que temos: voz, talento e vontade de mudar a realidade”, destaca. Arte urbana como transformação social
Criada em outubro de 2023, a Batalha Du MF surgiu com o propósito de oferecer uma alternativa cultural positiva aos jovens de Marechal Floriano e arredores. O coletivo atua em praças, pistas de skate e até em escolas da região. Atualizações sobre o evento podem ser acompanhadas no perfil oficial da Batalha Du MF no Instagram: @batalha_du_mf.

“Levamos a linguagem do hip-hop para dentro das escolas e vimos alunos se conectarem de um jeito que poucas vezes acontece nas salas de aula. A arte fala a língua deles. Ela acolhe, ensina, empodera”, relata. Segundo ela, o movimento também nasce como uma forma de romper com estigmas ainda muito presentes. “O hip-hop é historicamente marginalizado. Fazer esse tipo de evento em praça pública é um ato de afirmação. Estamos dizendo: estamos aqui, existimos, criamos e temos o direito de ocupar”, afirma.

Serviço:
Evento: Movimento de Rua
Data: 24 de maio (sábado)
Horário: A partir das 17h
Local: Praça Dr. Arthur Gerhardt, Domingos Martins – ES
Entrada: Gratuita

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro