Domingos Martins participará da coleta de dados para o Inventário da Língua Pomerana

Publicado em 21/03/2019 às 11:40

Compartilhe

Domingos Martins está na rota do Inventário da Língua Pomerana. Técnicos do Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística (Ipol) visitarão o município nesta semana para coletar dados e informações referentes à língua, ainda muito presente na região.

Na quinta-feira (21) a equipe estará na comunidade de Tijuco Preto para visitas técnicas de levantamento de dados em escolas municipais e a famílias tradicionais pomeranas na região. Já na sexta (22) pela manhã será realizada a apresentação do projeto para toda a comunidade martinense, às 10h, no auditório da Biblioteca Municipal. Durante o encontro também será apresentado questionário para que os presentes também possam contribuir para o estudo. Os trabalhos seguem na sexta à tarde com visitas à região de Melgaço.

O Inventário tem o objetivo de inventariar, mapear, salvaguardar e reconhecer a diversidade linguística brasileira. O trabalho engloba pesquisa e disponibilização do conhecimento sobre esta língua (documentação, divulgação e consciência junto à comunidade) e ações de promoção da língua na educação, nas artes, na cultura, na ciência e tecnologia, nos direitos linguísticos, e de reconhecimento como referência cultural brasileira.

Serão realizados o mapeamento da língua inventariada, sua configuração e contextos de uso, além de levantamentos estatísticos sobre o número e perfil dos falantes e sua relação com a língua.

A execução do projeto do Inventário da Língua Pomerana é uma parceria entre o Ipol e as prefeituras dos municípios que possuem falantes do língua pomerana, por meio das Secretarias de Educação: Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Pancas, Vila Pavão, Itarana, Itaguaçu, Laranja da Terra, Afonso Cláudio e Domingos Martins.

Participe!
Apresentação do Projeto Inventário da Língua Pomerana
Data: 22 de março (Sexta-Feira)
Horário: 10h
Local: Auditório da Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão (Anexo ao Centro Cultural Imperador – Campinho)

Veja também

{E6B3BC61-E8B1-E1C0-6C6C-7C1EE5CA7BD0}

Cerejeiras iniciam floração no interior de Alfredo Chaves

_mg_5213

Pix automático começa a funcionar nesta segunda e promete substituir boletos e débito em conta

coluna-vida-saudavel

Especialistas alertam: oito sinais de saúde podem ser confundidos com obesidade

oplus_32

Desfile cívico celebra legado de Domingos José Martins em Domingos Martins

Organic peppercorn or pink pepper in iron scoop on black slate stone background

Produtora de São Mateus prepara lançamento inédito no Brasil com apoio do Sebrae

Ripe and hull corn on pile prepared for transportation. In background is truck.

Conab contrata frete para remoção de 2,5 mil toneladas de milho

proxima edicao connection

Próxima edição do Connection Terroirs do Brasil já está sendo planejada

Procon ES

Procon-ES realiza Mutirão de Negociação de Dívidas com condições exclusivas a partir de segunda-feira (16)