Domingos Martins é o segundo município do Estado que menos testa pacientes com coronavírus

Publicado em 16/06/2020 às 16:57

Compartilhe

Até ontem (15), Domingos Martins possuía 171 casos confirmados de coronavírus (Covid-19). É o 17º município com mais casos no Estado. Entretanto, é o segundo que menos realiza exames laboratoriais para confirmar se os pacientes estão com a doença.

Além da realização de exames laboratoriais para confirmar se a pessoa está com Covid-19, a outra forma permitida é por meio de avaliação clínica epidemiológica, que é a constatação da doença de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente. Enquanto a média estadual é de 3,51% do total dos casos que foram identificados por diagnóstico clínico, em Domingos Martins esse percentual é de 38,01%.

Dos 171 casos de Covid-19, 65 pacientes foram diagnosticados por meio de análise médica dos sintomas. Apenas o município de Boa Esperança, que possui um total de 82 casos, fica à frente de Domingos Martins, com 41,46% (34 casos) dos pacientes diagnosticados sem ser por exame laboratorial.

Até ontem, em todo o Espírito Santo haviam 26.138 casos confirmados de coronavírus. Desse total, 880 foram confirmados por exames clínicos. Os 65 diagnósticos clínicos de Domingos Martins representam 7,5% do total dos casos em todo o Estado que foram confirmadospor análise médica dos sintomas.

Em Cariacica, que possuía 3.287 casos de Covid-19, apenas 1,27%, ou 42 casos – abaixo de Domingos Martins -, foram diagnosticados por exames clínicos. Em alguns municípios, como Afonso Cláudio, que possuía até ontem 130 casos, 100% dos diagnósticos foram feitos por exames laboratoriais.

Até ontem, 128 pessoas haviam sido curadas no município de Domingos Martins, 33 estavam em isolamento domiciliar, uma estava hospitalizada e três moradores morreram ao contrair a Covid-19. Todos esses dados estão disponíveis no Painel Covid-19, atualizado diariamente com dados da doença em todo o Estado.

Prefeitura não responde motivos da falta de exames laboratoriais

A reportagem procurou a Prefeitura de Domingos Martins, por meio da assessoria de Imprensa. Em nota, a assessoria não explicou os motivos da não realização de exames laboratoriais para confirmar os casos de Covid-19 no município.

A nota enviada pela assessoria diz: “A Prefeitura de Domingos Martins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que segue todos os protocolos de atendimento e combate ao Covid-19 instituídos pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA). Os profissionais de saúde são treinados e capacitados para atuar no combate a doença. Os pacientes que testaram positivo para o coronavírus são monitorados diariamente. A Secretaria informa ainda emite boletins diários para que toda a população possa se informar sobre a situação da doença no município”.

O Portal Montanhas Capixabas perguntou à assessoria quantos são os profissionais que realizam as coletas dos exames, em quais unidades de saúde são feitas as coletas, e quais critérios são usados para a não realização de exames laboratoriais. Entretanto, a informação é de que a Prefeitura iria se pronunciar apenas com a nota destacada, na íntegra, acima.

Governo estadual garante que não faltam testes aos municípios

A reportagem do Portal Montanhas Capixabas questionou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)se há falta de kits para a realização de exames laboratoriais no Estado. Entretanto, a resposta foi de que todos os testes enviados pelos municípios são diagnosticados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-ES), e que não há falta de kits para a coleta dos exames.

Por meio da assessoria de imprensa, a Sesa esclareceu que, a partir do estabelecimento de transmissão comunitária no Espírito Santo, os critérios para realização de exames em suspeitos de Covid-19 obedecem a padrões definidos pelas portarias do Ministério da Saúde e adotadas no Estado.

“De acordo com a Nota Técnica COVID-19 N° 29/2020 – Gerência de Vigilância em Saúde (GEVS)/SESA/ES (https://bit.ly/3dVqQEg), deverão ser coletados amostras de swab orofaringe e nasofaringe nos pacientes que apresentarem as seguintes situações:Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); pessoas com sinais/sintomas respiratórios com ou sem febre que fizerem parte do seguinte grupo: hospitalizados; trabalhadores da saúde; profissionais das forças de segurança; pessoas acima de 60 anos, portadores das comorbidades; idosos em instituições de longa permanência”.

A Sesa também informou que serão coletadas amostras dos casos suspeitos com febre aferida: pessoas entre 45 e 59 anos, portadores de comorbidades; grávidas em qualquer idade gestacional, puérperas até duas semanas após o parto (incluindo as que tiveram aborto ou perda fetal); população indígena aldeada; pessoas privadas de liberdade.

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro