Domingo de Ramos em Marechal Floriano com celebrações nas ruas e na igreja católica

Publicado em 25/03/2018 às 13:37

Compartilhe

Um burrinho transportou no lombo o padre Marcos Brito desde antiga estação ferroviária, atual Casa Cultural Clara Luíza, na Praça José Henrique Pereira até a Paróquia de Sant Ana. O ritual religioso e tradicional na cidade abriu a programação das celebrações do Domingo de Ramos, pelos católicos de Marechal Floriano.

Mil e trezentos católicos mantiveram o cumprimento desta importante tradição do Domingo de Ramos, iniciada por volta das 7 horas, com a chegada dos fiéis da Paróquia de Sant Ana. A grande maioria dos presentes apareceu com um ramo verde nas mãos, caracterizando a data.

Domingo de Ramos em Marechal Floriano com celebracoes nas ruas e na igreja catolica 4Durante uma rápida celebração, o padre Marcos, após cumprir a determinações católicas, ungiu com água benta os ramos, passando por todos os locais onde se concentrava o grande grupo católico florianense. Houve cânticos, leituras bíblicas e ramos bentos.

Os ramos se encontravam nas mãos da multidão católica erguidos. Após a benção, o pároco subiu à plataforma e anunciou a tradicional curta viagem, que já o aguardava. “O jumentinho nosso é um burrinho. O que vale é a intenção”, disse satisfeito o padre com a presença do grande número de fiéis.

Domingo de Ramos em Marechal Floriano com celebracoes nas ruas e na igreja catolica 2Momentaneamente, as vias principais do centro de Marechal Floriano foram fechadas para a passagem da grande procissão, com grupos de ministros sempre à frente transportando imagens nas mãos. A ida até a Matriz de Sant Ana teve a duração de aproximadamente 20 minutos.

Na chegada à igreja matriz, o padre Marcos Brito desceu da sela do muar e se dirigiu diretamente ao altar da Igreja de Sant Ana, enquanto os participantes da procissão lotavam aos poucos as bancadas da igreja. Parte, entretanto, se manteve de pé, devido ao grande número de presentes na capela.

Domingo de Ramos em Marechal Floriano com celebracoes nas ruas e na igreja catolicaNeste momento foi iniciada a missa celebrada pelo mesmo padre. “A Paixão do Senhor Jesus é celebrada com muita fé neste Domingo de Ramos. Dizemos isso e comparamos a entrada na igreja de Marechal Floriano com a que aconteceu com Jesus em Jerusalém. Ele também está aqui conosco”.

Afirmou o padre referindo-se ao Nosso Senhor Jesus Cristo, a quem, segundo ele, teríamos que nos comparar. “As atitudes Dele são de amor, carinho e misericórdia”, disse. Durante a celebração debaixo do som dos instrumentais e vozes, houve cânticos e orações por mais uma hora que foi a duração da Santa Missa.

O católico Evandro Velten, que chegou à Praça às 6 horas, o primeiro a sentar na plataforma da antiga estação, disse que não perde as celebrações como essa do Domingo de Ramos. “Está aqui guardadinha em minhas mãos e permanecerá assim”.

Veja também

man-looking-person-opening-brown-beer-bottle-restaurant (1)

Mapa e MJSP retiram do ar mais de R$ 1 milhão em anúncios irregulares de bebidas alcoólicas

rasb sus

Projeto Integra RASB auxilia no fortalecimento da Rede de Saúde Bucal do SUS capixaba

vacinacao projeto

Projeto ‘Dose Certa’: residentes do ICEPi promovem consultas multiprofissionais para orientar uso seguro de medicamentos

café Julio Huber

Café brasileiro resiste à ameaça de tarifas de 50% dos EUA

saude es

Sesa reúne profissionais da saúde para debater doação de órgãos no Estado

café julio huber

Coffee Connect será realizado pela primeira vez no Espírito Santo

Matriculas na eja

Matrícula para alunos da EJA na Rede Pública Estadual de Ensino começa na próxima segunda-feira (21)

Aerial view of cargo ship and cargo container in harbor.

Exportações do agro capixaba mantêm solidez e ganham novos mercados no primeiro semestre de 2025