Dia Cooperar vai levar serviços gratuitos para comunidade de Vila Velha

Publicado em 23/06/2023 às 10:18

Compartilhe

dia-cooperar

Moradores do bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha, vão contar com uma manhã de muita diversão e serviços gratuitos para toda a família. A comunidade vai receber, no próximo sábado (1º), das 8h ao meio-dia, a celebração do Dia de Cooperar 2023, iniciativa desenvolvida com o objetivo de destacar o poder da cooperação para transformar realidades.

Na área da saúde, a programação contará com vacinação contra gripe, Covid-19 e de rotina, vacinação antirrábica para cães e gatos, orientações diversas (incluindo primeiros socorros), técnicas de alongamento e funcional, aferição de pressão e glicemia, além de orientação psicológica.

Os moradores também poderão contar com uma gama de serviços à sua disposição, como emissão de carteira de identidade, corte de cabelo masculino e feminino, orientação profissional e jurídica, cadastro para realização de mamografia e atendimentos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e do Procon. Além disso, o ônibus do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha também estará no local.

A manhã terá, ainda, ações educativas e de lazer, que incluem jogos cooperativos, contação de histórias, orientação de trânsito e financeira, teatro, pula-pula e escorregador. Também serão servidos churros, pipoca, algodão-doce, picolé, cachorro-quente e refrigerante para o público presente.

De acordo com diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, a expectativa é que a ação conte com um amplo envolvimento da comunidade. “Tudo o que será ofertado ao longo dessa manhã foi pensado com muito carinho para levar até a população serviços relevantes. Convido os moradores do bairro e região para aproveitarem com a gente esse momento”, disse.

DIA DE COOPERAR – O Dia de Cooperar, ou Dia C, é um grande movimento de solidariedade e voluntariado desenvolvido pelas cooperativas brasileiras. A iniciativa tem como base um dos sete princípios que norteiam o cooperativismo, intitulado “Interesse pela Comunidade”. A ideia é que, ao longo de todo o ano, as cooperativas desenvolvam projetos perenes com foco socioambiental, contribuindo para o desenvolvimento social das localidades onde estão instaladas.

Criado em 2009 em Minas Gerais, o Dia C ocorre no Espírito Santo desde 2014, e a cada ano o número de ações aumentam. Desde 2016, a proposta é que os projetos colocados em prática estejam conectados a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Somente em 2022, o Espírito Santo registrou 159 ações realizadas, envolvendo 60 cooperativas capixabas e quase 4 mil voluntários que se uniram com o intuito de ajudar quem mais precisa. Ao todo, foram 44 mil pessoas beneficiadas diretamente em 71 municípios (54 no ES e 17 do Rio de janeiro e Bahia, onde parte das cooperativas capixabas também atua).

A celebração oficial ocorre anualmente no primeiro sábado de julho, quando também se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo. Em 2022, a ação ocorreu no bairro José de Anchieta, na Serra, recebendo cerca de 3 mil pessoas no local.

AÇÃO COLETIVA – A realização do Dia de Cooperar 2023 no bairro Divino Espírito Santo conta com a adesão das cooperativas Sicoob ES, Sicoob Servidores, Sicredi Serrana RS/ES, Coopsi-ES, Cooperciges, Unimed Vitória/Instituto Unimed, Unimed Federação ES, Cooperáguia e Unicred Aliança.

Também apoiam o evento a Prefeitura e a Câmara Municipal de Vila Velha, o Detran|ES, o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), a Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES), a Faculdade Doctum, a OAB Vila Velha, a Associação de Diabéticos do Espírito Santo e Amigos (Adies) e a empresa Extra Fruti.

Serviço:

Dia de Cooperar 2023
Data: 1º de julho (sábado)
Local: Rua Cel. Luis Gabeira, Bairro Divino Espírito Santo – Vila Velha/ES (rua da UMEI Tia Nenzinha)
Horário: das 8h ao meio-dia
Entrada: gratuita


Fonte: OCB/ES

Veja também

policia-21-02-pces

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de homicídio em Conceição de Castelo

policia-21-02-mf

Bicicleta e moto são furtadas e um micro-ônibus é arrombado em bairro de Marechal Floriano

geral-21-02-divulg-sala-empreendedor

Novos serviços da Receita Federal são implementados na Sala do Empreendedor de Marechal Floriano

turismo-21-02-setur

Setur debate avanços no projeto de turismo de cruzeiros no Espírito Santo

saude-21-02-Helio-Filho-Secom

Espírito Santo institui Centro Integrado de Comando e Controle de Arboviroses

mundo-21-02-Thomas-White-UNRWA-via-X

Israel atacou comboio de ajuda alimentícia da ONU em Gaza

mat-paga-21-02-mundo-freepik

A Era de Ouro das Docuseries: Como as séries documentais estão cativando o público em todo o mundo

brasil-21-02-Divulgacao-Prefeitura-do-Rio

Chanceleres do G20 debatem reforma da governança global e crise internacional em encontro no RJ