Detran|ES repassa R$ 36 milhões para fiscalização de trânsito da Polícia Militar

Publicado em 27/08/2021 às 13:22

Compartilhe

Assinatura-Convenio-Detran-e-PM_26082021_DCS-PMES-32

Texto: Governo ES / Foto: Diretoria de Comunicação Social/PMES

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizou o repasse de recursos financeiros no valor de R$ 36.561.962,00 para investimento com vistas ao policiamento e fiscalização de trânsito pela Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) em todo o Estado. O Termo de Cooperação de Descentralização de Créditos foi assinado, na tarde desta quinta-feira (26), no Quartel do Comando Geral da PMES, pelo diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, e pelo comandante da Corporação, coronel Douglas Caus.

Os recursos financeiros são oriundos das receitas arrecadadas com as cobranças de multas e serão utilizadas especificamente na aquisição de equipamentos e serviços que proporcionarão um aumento na capacidade de fiscalização de trânsito, policiamento e aplicação de medidas administrativas de competência do Detran|ES nas vias públicas de todo o Estado. O repasse, válido para os próximos cinco anos, é quase 50% a mais do que o valor do último termo de cooperação técnica (que vigorou de 2016 a 2021), o que representa uma valorização das forças de fiscalização de trânsito no Espírito Santo.

O diretor geral do Detran|ES ressaltou a importância da parceria para garantir a lei e a segurança. “O Detran|ES tem investido em tecnologia e fornecimento de smartphones, etilômetros passivos, radares modernos e reforma de unidades do BPTran [Batalhão de Polícia de Trânsito] para tornar as operações de fiscalização mais efetivas não só da Polícia Militar, mas também com a integração das guardas de trânsito municipais”, apontou.

Givaldo Vieira prosseguiu: “entendemos que a fiscalização é essencial para que o cidadão que utiliza as vias obedeça às regras de trânsito, servindo como um meio para prevenção de acidentes e repressão daqueles que insistirem em cometer as infrações e colocar em risco a sua própria vida e dos demais, além de fortalecer a segurança pública. Esse repasse vai contribuir para a aquisição de equipamentos modernos e melhoria da estrutura das fiscalizações em todo o Estado. O objetivo final é reduzir os índices de acidentes e preservar vidas no trânsito.”

Para o comandante da PMES, coronel Douglas Caus, o investimento em tecnologia pode ser o caminho para a diminuição das infrações e mortes no trânsito. “Vamos investir na compra de equipamentos tecnológicos que, inclusive, nos permite detectar com mais facilidade veículos furtados/roubados, clonados ou com infrações administrativas. Esses materiais irão equipar todos os batalhões do Estado. Serão equipamentos de ponta, mais sofisticados, que permitirão uma fiscalização mais efetiva, o que nos faz acreditar na possibilidade de diminuir os indicadores de irregularidades acidentes fatais no trânsito”, pontuou.

Está prevista a aquisição de viaturas como base móvel, micro-ônibus, camionetes e motos; etilômetros; drones; equipamentos e materiais de fiscalização como cones, fitas de bobinas de etilômetros, bocais, rádios de comunicação, lombadas eletrônicas; materiais para o serviço administrativo como impressoras, toners, televisores; computadores, notebook; a realização de obras e reformas no BPTran e demais subunidades de transito do interior, além de contratação de serviços de manutenção e aquisição de diversos materiais elétricos e outros; e pagamento de despesas com diárias e cursos de trânsito, adição de categoria de CNH, entre outros.

Participaram também da solenidade o subsecretário de Estado de Gestão Administrativa da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Fábio Gomes de Aguiar; comandante do BPTran, tenente-coronel Glariston Fonseca; e o diretor de Habilitação, Veículos e Fiscalização do Detran|ES, Marcus Perozini.

Veja também

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social

Polícia grappling

PMES promove o I Simpósio Estadual de Grappling Policial