Detran|ES monitora dados do Cerco Inteligente para planejamento de ações no trânsito no Estado 

Publicado em 23/08/2022 às 09:12

Compartilhe

DetranES-monitora-dados-do-Cerco-Inteligente-para-planejamento-de-acoes-no-transito-no-Estado-

Foto: Vitor Jubini

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) iniciou o acompanhamento do tráfego de veículos na Sala de Comando e Operação do Cerco Inteligente, que funciona na sede administrativa do órgão, em Vitória. O monitoramento é feito por meio de câmeras instaladas em vias do Estado com o objetivo de coletar dados para identificar veículos com restrições e planejar ações voltadas para a segurança no trânsito.  

 
Nesta segunda-feira (22), o governador do Estado, Renato Casagrande, conheceu a sala, bem como as possibilidades de utilização do Cerco Inteligente dentro das demandas do órgão de trânsito. 
  
A Sala de Comando do Detran|ES vai identificar automaticamente informações como indicativo de placa clonada, restrição de furto ou roubo, restrições judiciais e restrições administrativas, como autorização de transporte escolar e GNV vencidos, por exemplo. O sistema vai auxiliar no planejamento e organização das ações do órgão voltadas para a segurança pública com atuação em tempo real.  
 
O Detran|ES reforça que o monitoramento não tem relação com os radares de velocidade ou ações voltadas especificamente para a fiscalização de infrações de trânsito por meio de videomonitoramento. O sistema será importante para definição de estratégias e ações com a finalidade de realizar operações inteligentes em regiões específicas com base nos dados coletados. 

Ao todo, 332 câmeras com recurso inteligente de leitura de placas e até mesmo de características dos veículos, como adesivo, cor, marca ou modelo, já estão instaladas em 83 pontos que estão em funcionamento na Região Metropolitana da Grande Vitória e nos municípios de São Domingos do Norte, Santa Teresa e Aracruz. Nas próximas semanas, será concluída a instalação da tecnologia na Grande Vitória, totalizando 125 pontos com mais de 500 câmeras instaladas. 
 
O Cerco Inteligente tem a previsão de instalação em 290 pontos com mais de 1.100 câmeras e mais de 1.600 faixas de vias de trânsito monitoradas em todo o Espírito Santo até o fim do ano, que vão possibilitar a integração entre as forças envolvidas, visando à utilização eficaz da ferramenta. 

Integração 

Lançado em janeiro deste ano, o Cerco Inteligente vai resultar em mais segurança pública e possibilitar o acompanhamento das diversas esferas envolvidas no tráfego de veículos, como fazendária, ambiental e de controle do transporte de rochas ornamentais pelas vias do Estado, por exemplo.  

Além da sala do Detran|ES, haverá ainda salas de comando para monitoramento nas Secretarias da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), da Fazenda (Sefaz) e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), que farão o acompanhamento dos dados disponibilizados pelo sistema de acordo com as demandas de cada pasta. 

Fonte: Detran|ES

Veja também

geral-14-02-casa-freepik

Governo federal comprará quase 2 mil imóveis para desabrigados no RS

agro-30-05-ft-freepik-agro-familia

Coop apresenta demandas para o Plano Safra da Agricultura Familiar

geral-30-05-ft-freepik-mata

Espírito Santo é o estado que mais fiscaliza seu território de Mata Atlântica

geral-22-02-Joedson-Alves-agencia-Brasil-1

Prazo termina amanhã e quase 50% dos MEIs não enviaram declaração anual

GATRONOMIA-2

Receita de “Falso” pudim de morangos

mat-paga-29-05-Comercial-Delpupo-capa-1

Empresa promove treinamento para profissionais da construção de Afonso Cláudio

cultura-29-05-ft-div-carnaval-veneza

Festival da cultura italiana na Praça do Papa recebe Carnaval de Veneza

geral-29-05-ft-Gov-ES-equipe-bombeiros

Espírito Santo envia quarta equipe de bombeiros para Rio Grande do Sul