Desmatamento no Espírito Santo cai mais de 60% em 2024, aponta relatório

Publicado em 21/05/2025 às 08:30

Compartilhe

Florestal

Foto: Arquivo Idaf

O Espírito Santo registrou uma queda superior a 60% nos índices de desmatamento em 2024, segundo o Relatório Anual do Desmatamento no Brasil (RAD), divulgado na última quinta-feira (15) pela iniciativa MapBiomas Alerta. Foram desmatados 137 hectares (ha) no estado, contra 362 ha em 2023. O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), responsável pelas ações de política florestal, atribui a redução ao intenso trabalho de monitoramento e fiscalização para coibir práticas ilegais.

Para o diretor-geral do Idaf, Leonardo Cunha Monteiro, o Espírito Santo já se destaca nacionalmente pelo alto índice de resposta aos alertas do MapBiomas — e os resultados agora são visíveis. “Esses números refletem o comprometimento dos servidores do Idaf com a preservação dos nossos recursos naturais. Com a criação da Central de Monitoramento de Florestas (CMF/Idaf), inaugurada este ano, a expectativa é de resultados ainda mais positivos”, afirmou.

O gerente de Licenciamento e Controle Florestal do Idaf, Jésus Fernando Miranda Barbosa, ressalta a importância da ferramenta MapBiomas como aliada nas ações locais. “Os alertas nos permitem cruzar dados com os nossos sistemas internos, garantindo uma atuação mais ágil e precisa, o que contribui significativamente para a conservação florestal”, destacou.

Já o subgerente de Regularização Ambiental do Idaf, João Marcos Chipolesch, enfatiza que a CMF/Idaf fortalece o monitoramento em tempo real. “Com imagens diárias de cerca de 180 satélites e alertas constantes, conseguimos fiscalizar o desmatamento ilegal em todo o território capixaba, permitindo respostas rápidas, minimizando danos ambientais e identificando os responsáveis”, explicou.

Panorama nacional

O relatório também apontou queda no desmatamento em cinco dos seis biomas brasileiros em 2024: Pantanal, Pampa, Cerrado, Amazônia e Caatinga. A exceção foi a Mata Atlântica, que manteve níveis semelhantes aos de 2023, mesmo com os impactos de eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul.

Texto: Francine Castro/ Fonte: Assessoria de Comunicação do Idaf

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro