Desfile do Italemanha acontece neste domingo (01) para virar tradição de Marechal

Publicado em 30/06/2018 às 17:38

Compartilhe

A partir deste ano, o Desfile da Imigração passa a fazer parte da programação oficial do XVIII Festival Ítalo-Germânico, Italemanha, que acontece em Marechal Floriano entre os dias 28 de junho a 01 de julho.

O desfile que acontece neste domingo (01) foi criado para resgatar e celebrar a cultura Italiana e Alemã. Em anos anteriores aconteceram no município alguns cortejos e desfiles em datas comemorativas, como o 7 de Setembro, mas apenas agora o Desfile Cultural está sendo pensado para a Italemanha.

Carros ornamentados vão representar a cultura de cada bairro envolvido, além de descendentes de Italianos e Alemães e pessoas com trajes típicos das duas nacionalidades dos distritos participantes.

A Secretaria de Cultura e Turismo informou que participam do desfile os distritos de Rio Fundo, Santa Maria, Araguaia, Victor Hugo e a sede de Marechal Floriano, além das escolas e a população do município. Todos estão bem empenhados em resgatar a cultura Italiana e Alemã e esperam que ele se torne uma tradição para o município, ressalta a secretária Maria Goretti Pereira Pinto Gerhardt.

Leonísio Erli Klippel, diretor do Centro Educacional Integração, uma das escolas participantes do desfile, conta que acolheram o convite da Secretaria de Cultura e Turismo com muita satisfação. “Gosto muito desses eventos, pois possibilitam trazer a história bem próxima dos estudantes” diz Leonísio.

O diretor conta ainda que definiram como iriam representar as etnias e delinearam a temática em reunião com a equipe pedagógica da escola, que decidiram por levar para as ruas
“A diversidade de etnias e o que nos faz florianenses”, desenvolvida em cinco alas bem criativas. Leonísio relata ainda que “Contamos com o apoio dos familiares, estudantes e de grupo de dança Alemã. Estamos muito empolgados e motivados.Vai valer a pena participar e apreciar”.

O desfile cultural acontece no domingo (01), às 09h da manhã e passará pelas ruas da sede de Marechal Floriano. Quem tem interesse em participar, pode procurar a Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Praça José Henrique Pereira, nº 10, Centro de Marechal Floriano.

Desfile do Italemanha acontece neste domingo 01 para virar tradicao de MarechaSuper shows nacionais gratis

Edson e Hudson abrem os dias de festa na quinta-feira (28), Paula Fernandes se apresenta na sexta-feira (29), Carlos e Jader animam a galera no sábado (30), e Patrulha Canina (Atração durante o dia) e Maria Cecília e Rodolfo fecham com chave de outro a festividade no domingo (01). E o melhor é que é de graça.
As atrações se completam com os artistas e shows regionais e a gastronomia que será ofertada durante o evento.

Este ano o XVIII Festival Ítalo-Germânico irá arrecadar doações para o Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt (HMAG). As doações desses produtos não são obrigatórias e será coletado em todos os dias de evento, no espaço da Italemanha. Os produtos que o hospital mais precisa são fraldas geriátricas, hidratante corporal e enxaguante bucal.

Confira a Programação completa do Italemanha 2018, que acontece na área de eventos no centro:

Dia 30/06 (sábado)
19h – Shows Culturais
20h – Show com Luciano Daré e Banda (Italiano)
21h30min – Show com Banda Pommern Mekas (Alemã)
23h55min – Show com Carlos e Jader
1h30min – Show Banda Som & Cia

Dia 01/07 (domingo)
09h – Desfile da Imigração
11h – Abertura dos Stands
13h – Shows Culturais
14h –Banda Leandro Schaffel (alemão)
16h – Show infantil Patrulha Canina
18h – Shows Culturais
19h – Show com Banda Brasitália (Italiana)
22h – Show com Maria Cecília e Rodolfo
Fonte: Secretaria Municipal de Turismo

Veja também

doador de sangue

Junho Vermelho: mês dedicado ao Doador Voluntário de Sangue reforça importância da solidariedade que salva vidas

oculos pelo sus

Região Central de Saúde realiza 4ª ação para medição e entrega gratuita de óculos a usuários do SUS

tecnologia verde

Tecnologia verde promete reduzir calor em instalações rurais e aumentar produtividade no campo

marcelo santos

Marcelo Santos reúne mais de mil pessoas em prestação de contas

Degustação cafés

Maior evento de Indicações Geográficas do Brasil, Connection tem crescimento de 92,5% em participações

padre patrick fernandes

Padre Patrick Fernandes estará em Afonso Cláudio nesta terça-feira

Procon nas Escolas

Mais de 800 alunos da Rede Pública Estadual de Ensino já foram contemplados pelo projeto Procon nas Escolas

CAR

Espírito Santo é destaque em estudo com radiografia do Cadastro Ambiental Rural