Desfile Cultural da Sommerfest encanta público com riqueza de tradições
Publicado em 02/02/2025 às 12:08
Texto e fotos: Eloisa Leite
Na tarde de ontem (1º), o desfile cultural da Sommerfest, evento tradicional que celebra a cultura germânica em Domingos Martins, reuniu o público com danças, músicas e simbolismos que rememoraram a história e as tradições dos imigrantes alemães que colonizaram a região. O evento, realizado anualmente, é um dos principais destaques do calendário cultural da cidade e atrai turistas de diversas partes do Espírito Santo e de outros estados.
O desfile, que ocorreu ao longo da Avenida Presidente Vargas, reuniu cerca de 900 participantes, entre integrantes de grupos folclóricos e bandas da cidade e moradores de todo o município. O prefeito Eduardo José Ramos e o vice-prefeito Wagner da Conceição abriram o cortejo, juntamente com a secretária de turismo Maria da Penha Quinteiro e a secretária de gabinete Angela Modolo.

Ao longo do percurso, foi apresentada uma diversidade de trajes típicos, que variaram desde o tradicional Lederhosen (calça curta de couro) até vestidos típicos adornados com flores, que representaram diferentes aspectos da cultura alemã, como a gastronomia e a música. Carros alegóricos retratavam aspectos diversos da cultura, presente até os dais atuais no município, como as formas de trabalho no interior.
A festa, que já é considerada uma das maiores celebrações germânicas do estado, trouxe à tona a importância de manter as tradições vivas, ao mesmo tempo em que se olha para o futuro, mantendo uma convivência harmoniosa entre as gerações e valorizando a diversidade cultural da região.
Além das apresentações culturais, o evento também se destacou pela interação do público com os participantes. Muitas pessoas se vestiram com trajes típicos e se engajaram nas celebrações, tornando o desfile um momento de união entre visitantes e moradores da cidade. Para os organizadores, esse envolvimento da comunidade é fundamental para o sucesso da festa e para o fortalecimento da identidade local.

A tradicional música alemã também não faltou, com grupos de músicos, como a Banda Cavalinho, de Santa Catarina, corais e bandas locais se apresentando ao longo do desfile. As marchas e canções típicas alegraram os presentes e proporcionaram uma verdadeira viagem no tempo, transportando todos para o período de chegada dos primeiros imigrantes alemães no Brasil, no século XIX.
O sucesso do desfile cultural da Sommerfest reflete o engajamento da comunidade local e a importância do evento no fortalecimento da cultura germânica no Brasil. Com mais de 30 anos de história, a Sommerfest continua a ser um símbolo de união, tradição e renovação cultural.
PROGRAMAÇÃO
Hoje (02/02)
- 8h – Pedal do Chucrute – Praça Dr. Arthur Gerhardt
- 9h – Alvorada – Grupo Cultural Martinense (DM) Grupo os Pegajosos – Rua Principal
- 10h – Desfile do Comercio (ACE-DM) – Rua Principal
- 11h – Tobata do Alemão com Eden Show (DM) – Palco Principal
- 13h – Grupo Pommerisch Von Minen (Itueta-MG) – Coreto
- 13h30 – Leia do Acordeon (DM) – Palco Principal
- 14h30 – Grupo de Dança Pilger der Hoffnung (Cariacica) – Coreto
- 15h – Banda Cavalinho (SC) – Palco Principal
- 17h – Final do Concurso do Lenhador – Coreto
- 19h – Banda Fröhlich (DM) – Palco Principal













