Deputado estadual Fabrício Gandini garante ciclofaixa em região do Caparaó

Publicado em 19/03/2025 às 08:56

Compartilhe

WhatsApp Image 2025-03-18 at 18.34.12

Foto: Wilbert Suave

O deputado estadual Fabrício Gandini (PSD) garantiu a inclusão de uma ciclofaixa no projeto de asfaltamento da estrada (ES-493) que liga Divino de São Lourenço a Patrimônio da Penha, um dos principais destinos turísticos do Caparaó capixaba. A confirmação foi dada pelo diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES), Eustáquio de Freitas.

O encontro, realizado no dia 11, no DER-ES, contou com a presença dos vereadores Vandim do Tonico (PSD) e Junim Valadão (PP), do presidente municipal do PSD, Édipo Paschoa, e da moradora Caterine de Oliveira, que solicitaram a inclusão da ciclofaixa no projeto de pavimentação.

“A pavimentação da ES-493 vai transformar a mobilidade da região. Além de impulsionar o turismo e melhorar o escoamento da produção agrícola, garantimos também a inclusão de um espaço adequado para ciclistas e pedestres, proporcionando mais segurança e qualidade de vida para a população”, destacou Gandini.

A obra prevê a pavimentação de 10,1 quilômetros da estrada, que atualmente é de terra, ligando o centro de Divino de São Lourenço ao Patrimônio da Penha, beneficiando também a localidade de Limo Verde. O novo traçado contará com três quilômetros de ciclovia na saída de Divino de São Lourenço, quatro quilômetros de ciclofaixa (compartilhada com o acostamento) ao longo do percurso e mais três quilômetros de ciclovia na chegada ao Patrimônio da Penha.

A estrada pavimentada também permitirá o tráfego de caminhões pesados, facilitando o escoamento da produção local de café, leite, gado de corte, abacate, milho, morango e madeira. Segundo o DER-ES, a licitação já está na fase final e a empresa contratada terá um prazo de até 24 meses para concluir a obra, com previsão de entrega antecipada.

A inclusão da ciclofaixa no projeto foi uma demanda da comunidade, que vê na obra uma oportunidade de fortalecer o turismo e garantir mais segurança para moradores e visitantes. Atualmente, Patrimônio da Penha e Limo Verde concentram importantes atrativos turísticos do Caparaó capixaba. Além disso, a estrada pavimentada trará melhorias para o escoamento da produção rural.

Uma das primeiras reuniões no Palácio Anchieta para discutir a inclusão da ciclofaixa ocorreu no dia 5 de maio do ano passado.Foto: Divulgação

Gandini reforçou seu compromisso com a infraestrutura da região. “Nosso mandato está atento às necessidades da população. Essa obra representa um grande avanço para Divino de São Lourenço, trazendo mais segurança, mobilidade e desenvolvimento econômico para o município”, concluiu.

Fonte: Assessoria de imprensa do deputado

Veja também

81435ee3-9b0c-465a-b582-f8e3d57d656b

Saúde lança campanha contra fumo e reforça proibição de cigarros eletrônicos

WhatsApp-Image-2025-05-28-at-09.59.24

Governo do Estado anuncia ampliação da oferta de cirurgias de quadril

Connection-Rafael-Cavalli-4-1024x683

Produtos com indicação geográfica serão destaque em Gramado a partir desta quarta-feira

bovinos_alimentacao

TecLeite chega à 7ª edição com foco em sustentabilidade e sucessão familiar na pecuária leiteira

3168

Suspensão de vistos e análise de redes sociais geram críticas a governo dos EUA

984194-mg09112015-_wdo7509

Samarco prorroga adesão ao Programa Indenizatório Definitivo até 4 de julho

dji_0982

INSS garante ressarcimento de descontos ilegais até 31 de dezembro

fiscalização_santa maria de jetiba (2)

‘Maio Amarelo’: Fiscalização em Santa Maria de Jetibá registra mais de 180 infrações de trânsito