Depósito com cerca de 100 veículos abandonados em Domingos Martins escondia focos de mosquito

Publicado em 17/11/2025 às 09:17

Compartilhe

capa

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Polícia Civil

A Polícia Civil do Espírito Santo buscou ajuda de agentes de saúde de Domingos Martins para vistoriar e iniciar o processo de remoção de dezenas de veículos abandonados em uma propriedade na região de Perobas, zona rural do município. A operação é um desdobramento das ações de combate ao tráfico de drogas realizadas na localidade nas últimas semanas.

Segundo o delegado Luciano Paulino, responsável pela operação, o local funcionava como um ferro-velho clandestino, mantido por um homem que foi preso na semana passada durante cumprimento de mandados de busca e prisão. Em operações anteriores, a polícia já havia detido traficantes na região e, com o apoio da Polícia Militar, identificado a existência do depósito irregular de carros.

Veículos acumulados ao longo dos anos

De acordo com a Polícia Civil, o responsável pelo espaço teria acumulado, ao longo dos anos, cerca de 100 veículos. Inicialmente, os automóveis ficaram dentro da propriedade particular do suspeito. Depois que o espaço ficou insuficiente, ele passou a deixar carros e peças também na via pública, ocupando trechos da estrada rural e áreas de servidão.

“Os veículos estavam em avançado estado de abandono, muitos deles tomados pelo mato, com pneus e partes expostas, alguns sob lonas e telhas improvisadas. Há suspeitas de crimes ambientais, infrações contra a saúde pública e possíveis adulterações em alguns veículos”, afirma o delegado.

Os peritos criminais realizaram vistorias em todos os automóveis, e os laudos devem confirmar, nos próximos dias, mas já foi confirmada a existência de um carro com restrições com restrição de furto/roubo.

Focos de mosquitos encontrados no local

A operação contou com equipes da Vigilância em Saúde, Agentes de Endemias, Vigilância Ambiental e Vigilância Sanitária do município. Logo no início dos trabalhos, foram identificados diversos focos de larvas de mosquito em latarias, pneus, recipientes e lonas.

Uma das agentes encontrou um foco considerado grande, com várias larvas, que foi encaminhado ao laboratório para análise. O delegado classificou o local como uma “situação absurda”, devido ao risco para os moradores da região.

A propriedade fica em uma área rural com presença de produtores e trabalhadores rurais. De acordo com o delegado, a situação expunha a comunidade a riscos ambientais, sanitários e de segurança.

“O acúmulo irregular de carros, lixo, pneus e peças a céu aberto criou um cenário perigoso para toda a região. Além da questão da saúde pública, há suspeitas de crimes ambientais e de adulteração de veículos”, afirmou.

A Prefeitura de Domingos Martins participou com equipes de fiscalização e apoio técnico. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a ação integra a estratégia de prevenção à dengue no início do período chuvoso.


O delegado explicou que a prioridade da força-tarefa é eliminar os focos do mosquito e organizar a documentação necessária para iniciar o processo de remoção dos veículos. Os carros serão retirados após a conclusão dos laudos periciais.

“É um trabalho que começou hoje, mas vai continuar. A intenção é resolver toda a situação”, informou.

Carro com registro de furto

Entre os veículos identificados está um automóvel com registro de furto ocorrido em 3 de novembro de 2021, em Jardim Camburi, Vitória. O caso foi registrado na Divisão Especializada de Furtos e Roubos de Veículos. O histórico aponta que a vítima estacionou o carro na rua e, ao retornar, encontrou o local vazio. O veículo agora será novamente periciado para confirmação de adulterações.

A Polícia Civil informou que a ação realizada na última semana é continuidade de uma série de operações realizadas nos últimos meses, que vêm resultando na prisão de diversos suspeitos de tráfico em Melgaço, Ponto Alto, Perobas e Paraju e que as investigações devem continuar.

*Atualização da matéria realizada às 17h30.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral