Delegados discutem propostas na 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador

Publicado em 27/06/2025 às 09:36

Compartilhe

capa Eco da Floresta

Foto: Wemerson Pedroni/Divulgação Sesa/ES

Mais de 200 delegados municipais participam da 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que acontece na Pousada Eco da Floresta, em Domingos Martins. O evento teve início nessa quarta-feira (25) e vai até sexta-feira (27). Na programação, há palestras, debates sobre as propostas estaduais para garantir a qualidade de vida dos trabalhadores em todas as suas modalidades, e a eleição de 36 delegados estaduais para participação da Conferência Nacional.

Organizada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), a 5ª Conferência debate as novas relações de trabalho, a participação popular dos trabalhadores e a atualização da política nacional de saúde dos trabalhadores. Durante a abertura do evento, o presidente do CES, Flávio Romanha, desejou que os participantes busquem construir propostas para construir um Sistema Único de Saúde (SUS) melhor para os trabalhadores.

“Estou muito alegre em ver todos vocês aqui neste espaço, onde vamos construir juntos uma saúde pública de qualidade para as trabalhadoras e os trabalhadores”, afirmou Romanha.

O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, reforçou que a conferência acontece em tempo bem oportuno, depois de 11 anos sem a realização do evento no país. “Parabenizo a organização da Conferência, que, desde fevereiro deste ano, se empenha nas mobilizações municipais e regionais, além das eleições dos 200 delegados, que participam da etapa estadual. Na próxima sexta-feira, haverá a eleição de 36 delegados estaduais, que vão nos representar na conferência nacional”.

Hoffmann destacou que os avanços no SUS capixaba, que é o terceiro estado no Brasil com maior números de leitos per capita. “Em breve, vamos assumir a primeira colocação, pois vamos entregar mais 1000 novos leitos com a inauguração do Hospital Geral de Cariacica, do novo Hospital Roberto Silvares, em São Mateus, e da ampliação do Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, que será o maior da América Latina. Também estamos construindo 108 novas unidades básicas de saúde em todo o Estado. Tudo isso representa mais de R$ 1 bilhão de investimento na atenção básica e na especializada no Espírito Santo.”

Durante a solenidade, o procurador do Ministério Público do Trabalho do Estado (MPT-ES), Bruno Gomes Borges da Fonseca, elogiou o trabalho do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Espírito Santo (Cerest-ES) da Secretaria da Saúde. “Aproveito a presença do secretário da Saúde, para elogiar o trabalho que a equipe da Cerest estadual e da Subsecretaria de Vigilância em Saúde tem feito, em parceria com o Ministério Público do Trabalho”, disse.

O coordenador do Cerest-ES, Frederico Felipe Costa Tebas de Freitas, enfatizou, em sua fala no evento, que a saúde no trabalho é um direito conquistado. “O ambiente de onde tiramos o sustento não pode nos adoecer.

Confira a programação do evento

Quinta-feira (26)

9h30 –Início dos Grupos de Trabalhos

12h – Prazo final para credenciamento e almoço

13h30 – Retorno aos Grupos de Trabalhos

16h – Lanche

17 – Encerramento

Sexta-feira (27)

9h – Plenária final e prazo final para o recebimento das moções
10h – Término das inscrições para os candidatos a delegados estaduais
12h – Almoço
13h – Retorno para a Plenária Final
14h – Eleição nos delegados estaduais
15h – Priorização das propostas dos congressitas
16h – Divulgação dos eleitos e das propostas estaduais
16h30 – Lanche
17h – Encerramento

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

vacinacao projeto

Projeto ‘Dose Certa’: residentes do ICEPi promovem consultas multiprofissionais para orientar uso seguro de medicamentos

café Julio Huber

Café brasileiro resiste à ameaça de tarifas de 50% dos EUA

saude es

Sesa reúne profissionais da saúde para debater doação de órgãos no Estado

café julio huber

Coffee Connect será realizado pela primeira vez no Espírito Santo

Matriculas na eja

Matrícula para alunos da EJA na Rede Pública Estadual de Ensino começa na próxima segunda-feira (21)

Aerial view of cargo ship and cargo container in harbor.

Exportações do agro capixaba mantêm solidez e ganham novos mercados no primeiro semestre de 2025

capa

Acidente com carreta mata jovem e deixa pai em estado grave na BR-262, em Domingos Martins

WhatsApp Image 2025-07-17 at 15.22.28

Feira Nater Coop e TecnoAgro 2025 destaca inovação e sustentabilidade no agronegócio capixaba