Defesa de Bolsonaro diz ter sido surpreendida com prisão domiciliar decretada por Moraes

Publicado em 05/08/2025 às 08:35

Compartilhe

lula5896

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta segunda-feira (4), ter sido surpreendida com a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prisão domiciliar do ex-mandatário.

Os advogados alegam que Bolsonaro não violou as medidas cautelares que o impedem de utilizar redes sociais, inclusive por meio de perfis de terceiros.

“A defesa foi surpreendida com a decretação de prisão domiciliar, tendo em vista que o ex-presidente Jair Bolsonaro não descumpriu qualquer medida”, informou a nota da defesa, que também anunciou que irá recorrer da decisão.

Segundo os advogados, a frase publicada por Bolsonaro — “Boa tarde, Copacabana. Boa tarde, meu Brasil. Um abraço a todos. É pela nossa liberdade. Estamos juntos” — não configura violação das restrições impostas nem ato criminoso.

O que motivou a decisão

No mês passado, Moraes determinou medidas cautelares contra Bolsonaro, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de acessar redes sociais, inclusive por meio de terceiros.

Na decisão desta segunda-feira, o ministro apontou que os filhos do ex-presidente — os parlamentares Flávio, Carlos e Eduardo Bolsonaro — publicaram em suas redes sociais mensagens de agradecimento atribuídas a Bolsonaro, direcionadas aos apoiadores que participaram dos atos do dia 03.

Para Moraes, as postagens configuram violação das medidas cautelares.

As restrições foram impostas no âmbito do inquérito que investiga o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por suposta articulação com aliados do ex-presidente norte-americano Donald Trump para promover retaliações ao governo brasileiro e a ministros do STF.

Eduardo, que está nos Estados Unidos desde março sob alegação de perseguição política, teve parte da estadia financiada por transferências via Pix feitas por Bolsonaro, segundo as investigações.

O ex-presidente também é réu no STF por participação na suposta trama golpista. O julgamento está previsto para ocorrer em setembro.

Fonte: André Richter – Repórter da Agência Brasil

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral